Município de Esposende investe mais de 64 mil euros nas praias do concelho

16 Julho 2014

Por forma a garantir as melhores condições para os veraneantes durante a presente época balnear, a Câmara Municipal de Esposende concretizou um conjunto de investimentos nas praias do concelho, que orçaram em mais de 64 mil euros.

Ultrapassando as suas competências, e numa perspetiva de melhoria da segurança dos utilizadores das praias, a Autarquia assegura nadadores-salvadores nas praias não concessionadas de Cedovém/Pedrinhas, em Apúlia, e de Suave-Mar Foz, em Esposende, garantindo, deste modo, a vigilância e o salvamento marítimo nestas zonas. Dada a ausência de concecionário na Praia de Cepães, em Marinhas, o Município tem vindo, nos últimos anos, a assegurar também a contratação de nadadores-salvadores para esta praia, situação que volta a verificar-se nesta época balnear. No total, está em causa um investimento de 23 300 euros.

Uma vez mais indo além das suas responsabilidades, a Autarquia procedeu à reparação de alguns passadiços na área do Parque Natural do Litoral Norte que sofreram estragos em virtude das severas intempéries do último inverno, nomeadamente nas praias de Suave-Mar, Cepães, Antas/Foz do Neiva e Apúlia/Moinhos. Esta intervenção representou um investimento superior a 2 100 euros.

O investimento da Câmara Municipal para garantir aos veraneantes o usufruto das praias concelhias em condições de segurança e qualidade abrange também o aluguer de equipamentos de primeiros Socorros e sanitários para as praias da Ramalha, Ofir, Suave Mar Norte e Cepães, cujo custo ronda os 4 500 euros.

Por outro lado, a Autarquia procedeu à colocação de sinalética informativa e direcional relativa às praias, cujo custo rondou os 21 800 euros.

Associado também à época balnear está o custo com amostragens e análises adicionais para as praias de Bandeira Azul – Suave Mar, Cepães, Ofir e Apúlia, que se eleva a mais de 700 euros.

A Esposende Ambiente efetuou prolongamentos de redes de água e de saneamento nestas praias, com um custo de cerca de 10 000 euros, e procedeu à reparação de todas as estruturas de chuveiros e de lava-pés, num montante de cerca de 2 000 euros.

A estes investimentos soma-se ainda o custo de vários contratos de abastecimento de água que a Autarquia irá suportar, designadamente para sanitários para as referidas estruturas e para pontos de água para abastecimento, como é caso o fontanário de Suave-Mar, na Praça das Lampreias.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, assinala que “ainda que algumas das situações não tivessem que ser assumidas pelo Município, entendemos fazê-lo porque é fundamental garantir todas as condições aos milhares de pessoas que procuram as praias do nosso concelho neste período”. O Autarca realça que “está em causa um investimento financeiro significativo, que se traduz num esforço financeiro para a Câmara Municipal, atendendo à atual conjuntura”.