Município de Esposende apoia edição de livro sobre o pintor Henrique Medina

29 Novembro 2018

O Município de Esposende vai celebrar um protocolo de cooperação com a Arquidiocese de Braga – Instituto de História e Arte Cristãs, com vista à promoção de uma edição de luxo da obra do pintor esposendense Henrique Medina.

A sessão de lançamento desta publicação, intitulada “Henrique Medina, Talento, Arte, Beleza”, terá lugar amanhã, dia 30 de novembro, no Museu Henrique Medina, em Braga, no âmbito da evocação dos 30 anos sobre o seu falecimento. A obra será apresentada em Esposende no dia 13 de dezembro, às 21h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, numa sessão onde será também assinado o referido protocolo de cooperação, sendo que o livro estará depois disponível para consulta pública na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

Atendendo a que o pintor Henrique Medina foi uma personalidade incontornável no concelho de Esposende, reconhecido honrosamente com diversas distinções artísticas, e considerando que esta edição contribuirá para o engrandecimento daquele que foi o maior retratista português do século XX, o Município associou-se à Arquidiocese de Braga neste desígnio de promoção do seu trabalho artístico.

Por via desta parceria, o Município procederá à aquisição de exemplares desta edição no valor de 10 000 euros, beneficiando de quatro visitas anuais gratuitas, por parte da comunidade escolar, sénior ou de quaisquer outras instituições ou grupos organizados de natureza cultural do concelho, ao Museu de Arqueologia Pio XII, nomeadamente ao núcleo Medina, sob a tutela e propriedade da Arquidiocese de Braga. As visitas guiadas e gratuitas serão coordenadas entre o Município e o Museu Medina e ocorrerão durante um período de cinco anos, contados a partir da data de assinatura do Protocolo.

“A publicação da obra do pintor Henrique Medina é de reconhecido interesse para o concelho”, refere o Presidente da Câmara Municipal, notando que “ao promover esta edição o Município está também a homenagear, postumamente, este ilustre esposendense”. Benjamim Pereira sublinha que, “tal como sucede noutras áreas artísticas, o Município tem vindo a desenvolver ações de promoção e valorização dos esposendenses cuja obra é publicamente reconhecida”.