Município de Esposende aprova projetos com valor superior a 8 milhões de euros

20 Dezembro 2018

Na última reunião de câmara de 2018, realizada hoje, o Município de Esposende aprovou projetos num montante global superior a 7,7 milhões de euros, a que acrescem apoios financeiros a Juntas de Freguesia, no montante de 31.299,93 euros. Em causa está a execução de cinco projetos de reabilitação urbana e ações materiais de proteção do litoral entre Rio de Moinhos-Marinhas e Antas, que complementarão o circuito da Ecovia do Litoral Norte no concelho.

Também hoje, extra reunião, a Câmara Municipal deu luz verde à execução do projeto de reabilitação no plano da eficiência energética das Piscinas Municipais Foz do Cávado, de Esposende, num investimento de 690 000 euros. Contas feitas, em causa estão investimentos na ordem dos 8,4 milhões de euros.

No âmbito do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, o Município vai concretizar os projetos de requalificação do Mercado Municipal (3 350 000 euros), do Largo Rodrigues Sampaio (957 mil euros), da 2.ª fase da Zona Central de Marinhas (735 mil euros), da Alameda do Bom Jesus de Fão (487 mil euros) e da adaptação do antigo Quartel da GNR em Arquivo Municipal (494 mil euros). De notar que estes montantes são valores estimados, podendo ser ainda alterados em sede de concurso público.

Na sequência da candidatura a fundos comunitários apresentada conjuntamente pelo Município de Esposende e APA – Agência Portuguesa do Ambiente, o executivo aprovou agora o projeto de execução da intervenção “Ações materiais de proteção do litoral entre Rio de Moinhos e Antas”. A obra tem um custo estimado de 1,8 milhões de euros, com financiamento de 85% do POESUR, sendo que a APA custeará até ao montante de 45 mil euros e o Município de Esposende comparticipará com 225 mil euros.

Relativamente ao apoio às freguesias, foi aprovado um apoio financeiro de 8.073,07 euros à Junta de Freguesia de Gemeses para financiar as despesas inerentes à requalificação da zona envolvente ao parque desportivo de Gemeses, nomeadamente a substituição do piso por relva sintética. A Junta de Freguesia de Vila Chã vai receber 940,29 euros para custear a reparação de um veículo de mercadorias, e a União das Freguesias de Apúlia e Fão será contemplada com o apoio de 22.286,57 euros para financiar a realização de várias pavimentações decorrentes da aquisição de equipamentos destinados à manutenção e limpeza de espaços verdes.

Com o intuito de dotar o edifício das Piscinas Municipais de Esposende de uma maior e melhor sustentabilidade energética, o Município, através da empresa municipal Esposende 2000, vai investir na requalificação do sistema, visando a redução dos consumos.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, sublinha o elevado montante dos projetos hoje aprovados, e que começarão a ser concretizados em 2019, realçando a forte dinâmica e excelente gestão que tem vindo a ser concretizada pelo seu executivo. Afirmando o empenho do Município na concretização de um conjunto de projetos estruturantes para o concelho, Benjamim Pereira garante que “estamos a construir o futuro de Esposende”.