Centro de Educação Ambiental envolveu 6 mil participantes ao longo do ano letivo

14 Julho 2014
Ao longo do ano letivo 2013/2014, o Centro de Educação Ambiental de Esposende envolveu cerca de 6 mil participantes nas diversas atividades e serviços desenvolvidos.

Este equipamento municipal de promoção para a sustentabilidade, localizado em Marinhas e gerido pela empresa municipal Esposende Ambiente, desenvolveu um vasto leque de atividades, abrangendo distintas temáticas dirigidas a vários públicos-alvo, como oficinas de trabalho, workshops, palestras, visitas, jogos lúdico-pedagógicos, dinamização de festas de aniversário, para além da exposição permanente “Ambiente Interativo”.

Atendendo aos resultados dos inquéritos de avaliação da satisfação dos participantes, onde predomina o “bom” ou “muito bom”, e à elevada procura deste equipamento, o balanço do último ano de atividades é bastante positivo, o que demonstra que têm sido bem sucedidas as apostas levadas a efeito.

Complementando o trabalho educativo realizado no Centro de Educação Ambiental, o Programa de Educação para a Sustentabilidade, também da responsabilidade da Esposende Ambiente, integrou a realização, ao longo do ano letivo, de um conjunto diversificado de iniciativas e projetos dirigidos a diversos grupos da comunidade, com especial destaque para a comunidade educativa, com vista à sensibilização, formação e educação para o ambiente dos munícipes. Nas várias ações realizadas estiveram envolvidos mais de 2700 participantes.

Com o objetivo de ocupar os tempos livres das crianças e jovens durante as férias letivas do verão, o Centro de Educação Ambiental está a promover a realização de um conjunto diversificado de oficinas de verão, dirigidas a instituições e a crianças e jovens dos 5 aos 12 anos. A participação nas atividades, que decorrem ao longo deste mês e do próximo, carece de inscrição obrigatória, sendo que, para mais informações, os interessados deverão consultar o site www.esposendeambiente.pt ou o blogue do Centro de Educação Ambiental, em www.esposendeambiente.pt/cea/.

Ainda durante o período de verão, e no âmbito da Campanha Bandeira Azul 2014, nas praias de Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia são desenvolvidas atividades de educação ambiental dirigidas aos banhistas e população em geral. A calendarização destas atividades encontra-se disponível nos painéis localizados junto aos acessos às praias galardoadas.