Município de Esposende compra terreno na zona central de Forjães

25 Janeiro 2019

O Município de Esposende concretizou o processo de aquisição de duas parcelas de terreno, na zona envolvente à Igreja Paroquial de Forjães, pelo valor de 128.120,00 euros. A área total, com mais de três mil metros quadrados, servirá as atividades associadas ao culto religioso, assim como aos eventos das festividades de Santa Marinha.
O Município pretende ali executar um projeto que servirá de estacionamento, resolvendo os condicionamentos registados sempre que se realizam atos religiosos, assim como deverá acolher algumas atividades do programa das festividades em honra de Santa Marinha. O investimento camarário permitirá, ainda, alargar a Rua Padre Joaquim Gomes dos Santos, permitindo o acesso às instalações da ACARF.
A zona central de Forjães, nomeadamente a envolvente à Igreja Paroquial e ao Centro de Saúde, apresenta dificuldades de estacionamento, afigurando-se inadiável dotar aquela zona de um parque de estacionamento que contribua para aumentar, de forma significativa, a capacidade de parqueamento automóvel e criar uma melhor segurança rodoviária.
O projeto previsto para o local pretende desincentivar o estacionamento em locais exíguos e, paralelamente, permitir que as vias existentes tenham a largura adequada à circulação de trânsito nos dois sentidos.
É também importante permitir um melhor acesso ao comércio existente na zona envolvente, bem como incentivar a visita da zona central de Forjães, como forma de divulgar e preservar os valores culturais de referência.
"Esta aquisição corresponde a uma antiga aspiração da população da Freguesia de Forjães que agora se tornou realidade. O município iniciará agora a elaboração do respetivo projeto de execução, prevendo a inclusão desta obra no âmbito do Plano de Investimento nas Freguesias que se encontra em preparação", referiu o presidente da Câmara MUnicipal de Esposende, Benjamim Pereira.