Esposende Ambiente incentiva o consumo de água da torneira

30 Janeiro 2019

IMG_7174

Beber água da torneira é mais barato e ecológico e a água distribuída pela empresa municipal Esposende Ambiente é 100% segura, conforme atestam as análises realizadas regularmente segundo as normas da ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos

Com o intuito de garantir a excelência da qualidade da água que distribui, a Esposende Ambiente, no âmbito do controlo da qualidade da água para consumo, realiza, semanalmente, colheitas de amostras de água nas torneiras de alguns dos seus consumidores, para caracterização analítica em laboratório externo. Este controlo é realizado de acordo com um Programa de Controlo da Qualidade da Água, devidamente aprovado pela autoridade competente, a ERSAR, que inclui, no ano de 2019, a monitorização de 108 pontos de amostragem, que se distribuem por todas as freguesias do concelho.

A identificação destes pontos de amostragem por parte da população será agora mais fácil, uma vez que a Esposende Ambiente está a proceder à colocação de placas informativas de “Controlo da qualidade da água para consumo – Ponto de Amostragem” junto dos contadores de água instalados nas habitações dos consumidores cuja água será analisada.

De referir que o controlo da qualidade da água não se limita a análises na torneira dos utilizadores, sendo vários os locais onde se implementam procedimentos de controlo de qualidade. Neste âmbito é também de salientar medidas implementadas que melhoram o acesso e fomentam o consumo de água de qualidade no município de Esposende, como a instalação de fontes gratuitas em locais públicos.

Existem, presentemente, quase duas dezenas de bebedouros/fontenários, ligados à rede pública de abastecimento de água, distribuídos por todo o concelho. Nestes locais foram, também, colocadas placas identificativas de “Sistema Público de Distribuição de Água - Água Controlada”. No presente ano, a Esposende Ambiente vai implementar um plano de controlo e manutenção da qualidade da água nestes bebedouros e fontenários, disponibilizando os resultados obtidos nas sedes de Junta de Freguesia e página de internet.

Contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Esposende Ambiente procura aumentar a confiança dos consumidores e incentivar o consumo de água da torneira. Se a confiança na água da torneira melhorar, os cidadãos também podem contribuir para reduzir impacto no meio ambiente, reduzindo as emissões de CO2 e os resíduos de plástico de água engarrafada.