Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende promoveu gastronomia e turismo na Galiza

Xantar ni1 1 1024 2500
12 Fevereiro 2019

Xantar prémio

O Município de Esposende marcou presença no 20.º Salão Internacional de Turismo Gastronómico, Xantar, em Orense, e na Fairway que decorre em Santiago de Compostela até terça-feira, 12 de fevereiro. Nestas ações foram estabelecidos contactos com operadores turísticos, aproveitando para divulgar a gastronomia e os grandes eventos agendados para Esposende.
A promoção esposendense incidiu no evento “Março com Sabores do Mar”, cujo cartaz obteve o segundo lugar no 9.º concurso destinado a suportes de divulgação de festas gastronómicas.
Esposende está presente, até 12 de fevereiro, em conjunto com outros municípios, na Fairway, que decorre em Santiago de Compostela, numa ação de promoção que incide na divulgação do Caminho Português da Costa, através do projeto intermunicipal de valorização deste itinerário de peregrinação costeiro.
No Xantar, o Município de Esposende promoveu um show cooking, tendo o peixe e o marisco como destaque, associados aos produtos endógenos. No dia dedicado a Esposende, o vereador com o pelouro do Turismo, Sérgio Mano, divulgou as linhas estratégicas em que assenta a promoção turística do concelho, nomeadamente o forte investimento que tem sido desenvolvido a nível do turismo de natureza.
Tendo o Brasil como país convidado, a edição deste ano do Xantar privilegiou a cooperação transatlântica, com particular relevo para os laços ancestrais que Portugal mantém com terras de Vera Cruz.
Ao longo dos cinco dias em que decorreu o certame galego, o Município de Esposende desenvolveu uma intensa atividade de promoção e afirmação da imagem do concelho, enquanto destino turístico de excelência.
No stand de Esposende, além da promoção do próximo evento gastronómico “Março com Sabores do Mar”, foi dado particular destaque ao Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela e aos diversos eventos que o Município tem agendados, como o “Trail de Esposende”, o BTT “Luso Galaico, a Semana Santa e a "Galaicofolia".
Cerca de 30 mil visitantes passaram pelo certame, permitindo divulgar algumas das atrações gastronómicas e turísticas de Esposende, num salão internacional que é uma referência entre os certames vocacionados para o turismo gastronómico.

Esta postura enquadra-se, de resto, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente, Trabalho digno e crescimento económico e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.