Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende apresentou projeto OMARE em workshop de Áreas Marinhas Protegidas

14 Fevereiro 2019

IMG_0278

O Município de Esposende, promotor do projeto OMARE – Observatório Marinho de Esposende, marcou presença no Workshop “Indicadores de Monotorização de Áreas Marinhas Protegidas”, que decorreu no dia 11 de fevereiro, no Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, em Faro.

O Município esteve representado pelo seu consultor para este projeto, Vasco Ferreira, que apresentou o programa de monitorização do Observatório Marinho de Esposende, e contou com a participação da Universidade do Minho, do Instituto de Sistemas e Robótica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e com Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, também da Universidade do Porto.

Este evento foi promovido em parceria pelos projetos OMARE, MARSW e INFORBIOMARES, aprovados no âmbito do Aviso POSEUR-15-2016-54, destinados ao ensaio de sistemas de monitorização da biodiversidade marinha das áreas classificadas do Litoral Norte, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e Arrábida, respetivamente. O ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, é parceiro dos três projetos e irá implementar, no futuro, o modelo desenvolvido.

Os programas de monitorização decorrem individualmente em cada área e estão a ser desenvolvidos tendo em conta as especificidades de cada uma das áreas classificadas, mas serão interoperáveis e coerentes.

Este workshop, o primeiro de três previstos, teve como intuito o desenvolvimento de um modelo de monitorização que avalie o estado de conservação das espécies e habitats naturais em Rede Natura 2000 para o meio marinho, incluindo a avaliação dos seus limites no mar. Pretende-se que o modelo seja aplicável a diferentes áreas marinhas e que se crie um guia de boas práticas para a monitoração e gestão e de áreas marinhas protegidas onde se incluam propostas de indicadores de monotorização eficientes, face às necessidades da administração pública.

O projeto OMARE constitui uma fulcral oportunidade deste Município em contribuir para o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente para o ODS 14 – Oceanos, Mares e Recursos Marinhos e para o ODS 17 – Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável.