“Sabores do Mar” à prova em Esposende

12 Março 2019

Fish Chefe

A gastronomia de Esposende está à prova durante todo o mês de março. A alimentação atlântica é o mote principal da 20.ª edição do evento “Março com Sabores do Mar”, organizado pela Câmara Municipal de Esposende, em conjunto com restaurantes, pastelarias e produtores de vinhos do concelho.

O peixe e os mariscos, a doçaria, o vinho e os laticínios são as estrelas desta edição que valoriza e promove a gastronomia tradicional deste município. A 20.ª edição apresenta um programa repleto de novidades e atividades para toda a família: exposições, concursos, workshops, show cookings, entre muitas outras iniciativas.

A 17 de março, decorre o show cooking com o chefe da constelação Michelin António Loureiro, do restaurante A Cozinha, e a chefe Justa Nobre, dos restaurantes À Justa, O Nobre e Nobre Estoril by Justa Nobre. Esta atividade, com organização da Escola Profissional de Esposende, decorre entre as 15h00 e as 17h00, no Espaço Sabores do Mar, no Largo Rodrigues Sampaio. A entrada é livre.

O concurso Fish Chefe, que decorre no dia 29 de março, às 14h00, no Espaço Sabores do Mar, é outro ponto alto do evento. A IV edição do concurso, direcionado aos mais jovens, convida alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do ensino secundário a serem “Fish Chefes” por um dia. O objetivo do concurso passa por assegurar a preservação, valorização e promoção da gastronomia de Esposende, com especial destaque para os pratos de peixe e marisco. A entrada é livre.

No último dia de março, entre as 15h00 e as 22h00, o workshop de vinhos seguido da Sunset Flavours vão animar o final de tarde em Esposende. Os melhores produtos locais serão servidos em forma de petiscos por vários agentes da restauração local. A entrada é livre.

A 20.ª edição do “Março com Sabores do Mar” conta com um número recorde de restaurantes. São 41 os espaços de restauração aderentes, com vários pratos à prova. A variedade é o ingrediente principal. É possível provar várias especialidades: arroz de tamboril no “Foz do Cávado”; arroz de percebes no “O Buraco”; pargo com batatas salteadas e salada primavera no “Siamo In Due Restaurante e Pizzeria”; pizza di merluzzo no “Buon Appe”; escabeche de robalo em cama de batata doce no “Varandas do Cávado Hotel Suave Mar”; caldeirada de peixe no “O Pombo”; robalo recheado no “Bom Fim”; robalo de mar ao vapor com maionese no “Agua Pé”; sável em escabeche com puré de batata doce e grelos no “Rita Fangueira”; arroz de garoupa no “Tio Pepe”; açorda de raia com gamba cozida a vapor no “Dona Quina”; bacalhau à São Julião no “Salgueira”; raia com arroz de lingueirão no “Camelo”; pescada dourada com arroz de grelos no “O Forno”; dueto de peixe com emulsão de algas e espuma do mar no “Moinho de Sal”; ensopado de peixe no “Pedrinhas”; polvo à apuliense no “Cantinho D’Avó”; rolinhos de rodovalho recheados no “Godus na Areia Tapas & Wine”; sargo com alecrim e laranja no “Bar do Fão - Grill & Lounge”; e paelha à Silva no “Mar Silva”.

20 ANOS: UMA EDIÇÃO COM NOVIDADES DE DEIXAR ÁGUA NA BOCA

Para comemorar os 20 anos de sucesso deste evento, a Câmara Municipal de Esposende apresenta na programação diversas surpresas.

Foi editado o livro “Março com Sabores do Mar: 20 anos de tradição e inovação”, com testemunhos de personalidades que, de forma variada, deram o seu contributo e enriqueceram a programação desta iniciativa ao longo das várias edições.

O conto infantojuvenil “Junco: a cesta de iguarias”, da autoria de Hugo Dias e Adriana Moreira, que promove os produtos locais e a educação para uma alimentação saudável, foi publicado para esta edição, que servirá para trabalhar junto da comunidade escolar.

Decorrem as exposições “Março com Sabores do mar: 20 anos de tradição e inovação”, “Propostas gastronómicas com Sabores do Mar” e “Águas Marinhas e os Mares de Esposende” em espaços diversos do concelho.

A valorização do pescado e da costa e a afirmação da produção agrícola estarão em foco no seminário “Gastronomia de Esposende do Mar à Horta”.

As instalações “Março com Sabores de Mar” - que conta com representações de espécies marinhas dos mares e rios espalhadas por alguns espaços públicos da cidade - e “Arrastados na corrente” - um movimento artístico de intervenção cultural que pretende alertar para o desrespeito com a natureza - são também destaques nesta edição.

As peças de teatro “Escafandro” e “Quando o Mar é mais” são outras novidades dos 20 anos do “Março com Sabores do Mar”.

O evento termina no dia 2 de abril, pelas 15h00, com uma cerimónia de entrega de prémios dos concursos realizados ao longo do mês.