Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende e ISAVE incentivam jovens a consumir peixe

 dsc1216 1 1024 2500
22 Março 2019

o peixe é fish_

No âmbito da iniciativa “Março com Sabores do Mar” e como forma de incentivo do consumo de peixe junto dos jovens, o Município de Esposende, em colaboração com o ISAVE - Instituto Superior de Saúde, está a realizar a atividade "O peixe é Fish!".

Direcionada para os alunos do ensino secundário e profissional, esta atividade, associada às ciências experimentais, pretende ressalvar a importância do peixe na alimentação e os benefícios deste alimento para um desenvolvimento saudável.

Esta ação enquadra-se no protocolo que o Município tem estabelecido com o ISAVE e que contempla o desenvolvimento de algumas atividades no âmbito do Programa Municipal de Promoção da Saúde, onde se incluem também plano da promoção da literacia em saúde e o projeto de acompanhamento na elaboração das ementas das cantinas escolares.

Neste contexto, o ISAVE integrou o júri do concurso “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, certame realizado também no âmbito do evento “Março com Sabores do Mar” e que tem como objetivos incentivar o consumo de peixe nas cantinas escolares, estimular o cumprimento dos requisitos de higiene e segurança alimentar e nutricionais aplicados às cantinas, bem como promover a criatividade e inovação na elaboração das ementas e na preparação das refeições escolares.

Estas ações têm subjacentes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU que o Município entendeu verter para o seu plano de ação, nomeadamente o ODS 3 - Saúde de Qualidade”, ODS 4 - Educação de Qualidade e ODS 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.