Município de Esposende e ISAVE organizam Seminário “Literacia em Saúde”

08 Abril 2019

No âmbito do Plano Municipal para a Promoção da Saúde e integrado nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, o Município de Esposende, em colaboração com o Centro Interdisciplinar em Ciências da Saúde (CICS) do ISAVE – Instituto Superior de Saúde, vai realizar o II Seminário "Literacia em Saúde", no próximo dia 30 de abril, no Centro de Informação Turística de Esposende.

Na continuidade dos temas abordados na edição anterior e face ao atual paradigma da transferência de competências no âmbito da saúde para a Administração Local, este seminário pretende refletir sobre os impactos e estratégias a adotar neste âmbito.

Num primeiro painel, serão debatidas práticas e estratégias nacionais e locais de Literacia em Saúde, seguindo-se uma conferência sobre o Projeto ESLiSa - Incrementando no Ensino Superior a Literacia para a Saúde. Haverá ainda espaço para a apresentação de alguns projetos desenvolvidos no país e diretamente relacionados com a Literacia em Saúde.

A participação no seminário é gratuita, mas de inscrição obrigatória, a efetuar online.

Esta iniciativa assume particular relevância na medida em que a literacia em saúde é fundamental no processo de tomada de melhores decisões e na obtenção de melhores resultados em saúde. Esta ação está igualmente orientada para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, desígnio assumido pelo Município de Esposende, nomeadamente no que respeita a Saúde de Qualidade (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

No âmbito do Plano Municipal para a Promoção da Saúde, o Município de Esposende assinala anualmente o Dia Mundial da Saúde, que se comemora a 7 de abril, aproveitando a oportunidade de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e para desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, assim como de promover hábitos de vida saudáveis. Neste sentido, nos próximos dias 18 e 19 de maio, vai levar a efeito mais uma edição da Feira da Saúde, na Zona Ribeirinha de Esposende, evento que estava previsto acontecer no passado fim-de-semana, mas que teve que ser adiado devido às condições climatéricas adversas.