Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Igreja Paroquial de Belinho acolhe Concerto internacional

Masterclass 1 1024 2500
30 Abril 2019

 

A Igreja Paroquial de Belinho vai acolher, no próximo dia 12 de maio, às 17h00, o Concerto de encerramento do V Masterclass e Concurso Internacional de Direção de Orquestra, que decorrerão em Esposende de 6 a 12 de maio, sob a orientação do maestro Luís Miguel Clemente.

Pelo quinto ano consecutivo, a Orquestra da Costa Atlântica – associação de música e cultura, sediada em Esposende, organiza uma Masterclass e Concurso Internacional de Direção de Orquestra, que são uma referência a nível internacional e que trazem anualmente a Esposende dezenas de maestros de todo o mundo, que procuram aperfeiçoar os seus conhecimentos na área da direção de orquestra.

Após uma semana de intenso trabalho técnico e artístico, os maestros apresentam-se com a Orquestra da Costa Atlântica num concerto, que também já é uma tradição na programação cultural de Esposende. Neste concerto, intitulado “O Espírito Germânico”, serão interpretadas as obras Beethoven Overture Egmont, Mendelssohn Sinfonia n.º 3, a Escocesa Mendelssohn Die Hebriden Overture, Op.26, Wagner Incidental Music to König Enzio Overture, wwv 24 e Beethoven Sinfonia n.º 7.

Este concerto, que terá entrada livre, enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, cujas metas foram assumidas pelo Município e vertidas para o seu plano de ação.

Em 2015, a Orquestra da Costa Atlântica – associação de música e cultura decidiu estabelecer um agrupamento musical sinfónico, designado por Orquestra da Costa Atlântica, que reúne jovens músicos profissionais de grande talento. Em cada temporada, a Orquestra realiza uma série regular de concertos em diversas salas do país, cumprindo uma função descentralizadora e contribuindo, desta forma, para a captação e formação de novos públicos para a música erudita.
Apesar de recente, o projeto artístico e cultural protagonizado pela Orquestra da Costa Atlântica é reconhecido, nacional e mesmo internacionalmente, como um dos mais inovadores no âmbito da música erudita. Desde a sua fundação, tem como Diretor Musical e Maestro Titular Luís Miguel Clemente.