Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância encerra com Laço Azul humano

30 Abril 2019

2

A formação de um Laço Azul humano, junto à foz do Rio Cávado, marcou o encerramento da campanha de sensibilização que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende levou a efeito para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos a Infância.

A iniciativa de dar forma ao símbolo da campanha nacional foi concretizada por cerca de 200 alunos da Escola Profissional de Esposende, que se deslocaram a pé e de bicicleta, numa comitiva que realizou o percurso entre a escola, em Fão, e a Praça das Lampreias, em Esposende.

Assim, e para além da sensibilização para a prevenção dos maus tratos na infância, esta iniciativa pretendeu também promover a mobilidade suave e o uso de meios de transporte sustentáveis, aliando-se, ainda, a promoção da saúde e de boas práticas nesse contexto.

Relembre-se que em abril se assinala igualmente o Dia Mundial da Saúde, tendo também hoje decorrido o II Seminário de Literacia em Saúde.

Estas iniciativas dão cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, metas que o Município de Esposende assumiu e verteu para o seu plano de ação autárquica, concretamente o ODS 3 - Saúde de Qualidade, ODS 4 - Educação de Qualidade, o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e o ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Considerando que a sensibilização e o combate aos maus tratos na infância exigem um esforço conjunto, por forma a torná-lo cada vez mais transversal e eficaz na sociedade, a CPCJ, em colaboração com a Câmara Municipal, as empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, agrupamentos de escolas e Juntas de Freguesia, desenvolveu, ao longo de todo o mês, uma campanha alargada de sensibilização.

Assim, além de apontamentos de alerta disseminados pelo concelho, foram realizados workshops, uma oficina de papagaios de papel e uma caminhada, incluindo, ainda, a sensibilização dos participantes no 17.º Encontro Luso-galaico de BTT.