Município de Esposende capacita alunos com formação sobre suporte básico de vida

02 Maio 2019

P1100140 (002)

No âmbito do Plano Municipal de Promoção da Saúde e de forma a assinalar o mês dedicado à promoção da saúde, o Município de Esposende, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Esposende, está a realizar um conjunto de ações de formação sobre suporte básico de vida.

Estas ações, dirigidas aos alunos do 9.º ano de escolaridade das escolas do concelho, pretendem contribuir para a Literacia em Saúde, capacitando os jovens para um conjunto de competências individuais, nomeadamente conhecer a cadeia de sobrevivência, adquirir treino e competências na área do socorro e aplicar corretamente o Suporte Básico de Vida.

Desta forma, espera-se contribuir para que em caso de acidente, e estes acontecem quando menos se espera, a aplicação de técnicas de primeiros socorros nos minutos a seguir à ocorrência possa fazer a diferença entre a vida e a morte, quem sabe de um familiar, amigo ou colega.

Através do estabelecimento de parcerias com diversas entidades com intervenção no sector da saúde, o Município de Esposende tem contribuído para a promoção de estilos de vida saudáveis, quer por via dos modelos de educação implementados nas escolas, quer apoiando os cuidados na comunidade.

Estas ações de formação sobre suporte básico de vida traduzem-se na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que a Câmara Municipal de Esposende adotou para o seu plano de ação, nomeadamente no que concerne ao ODS 3 - Saúde de Qualidade, ODS 4 - Educação de Qualidade e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.