Município de Esposende promoveu sessão formativa sobre o Ensino Profissional

09 Maio 2019

_DSC0978

O Município de Esposende, em colaboração com o Centro de Formação da Associação de Escolas de Barcelos e Esposende, promoveu, no passado dia 3 de maio, uma sessão formativa sobre a temática “Formação Profissional: Opções, percursos e reflexões”.

Este evento teve como público-alvo alunos do 9.º ano, pais/encarregados de educação, técnicos dos Serviços de Psicologia e Orientação, coordenadores e professores dos cursos profissionais e restante comunidade educativa.

A iniciativa contou com a presença de Luísa Orvalho, da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, e com um painel de entidades que colaboram com as escolas de Esposende, no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho.

Feita uma breve resenha histórica dos cursos profissionais, Luísa Orvalho deu particular ênfase à necessidade de todos estarem atentos aos desafios da sociedade do século XXI e à importância de as escolas, em parceria com as famílias, dotarem os jovens das competências 2020, alinhadas com o Perfil dos Alunos à Escolaridade Obrigatória, imprescindíveis para estarem preparados para as profissões do futuro neste contexto de globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração – a “4.ª Revolução Industrial”. Enfatizou, nomeadamente, a resolução de problemas, o pensamento crítico, a flexibilidade cognitiva, a inteligência emocional, o trabalho de equipa e o aprender a aprender.

Os convidados que integraram o painel que se seguiu, nomeadamente José Pimentel, Responsável de Manutenção da Wieland – Thermal Soluctions Lda., Paulo Rodrigo Silva, Diretor do Hotel Axis Ofir Beach Resort, e Manuela Sá, Enfermeira Chefe do Centro de Saúde de Esposende – ACES Cávado III Barcelos/Esposende, fizeram uma contextualização a cada área profissional e às exigências das mesmas na contemporaneidade. Elencaram áreas de formação-chave para a formação dos jovens, tendo por base as necessidades do mercado de trabalho e as respetivas competências exigidas, apresentando os desafios e oportunidades do nosso território.