Município apoia Bombeiros Voluntários de Esposende e ACICE

24 Maio 2019

acice

O Município de Esposende vai atribuir um apoio financeiro de 50 mil euros à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende para comparticipação dos custos das obras de remodelação e requalificação do Quartel, de acordo com deliberação aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo municipal.

O edifício, construído há mais de 30 anos, necessitava de uma intervenção urgente de reabilitação com vista à melhoria das condições de trabalho dos diversos elementos daquela corporação. Assim, além do equipamento da central operacional dos bombeiros, procedeu-se à criação de uma camarata feminina e de salas de formação e à requalificação dos balneários.

Ciente do relevante papel dos bombeiros voluntários no plano da proteção civil e da necessidade de a corporação estar preparada e equipada para o cabal exercício das funções que lhe estão destinadas, o Município atendeu a mais esta solicitação da instituição.

Recorde-se que, além do subsídio anual de 17 500 euros, a Câmara Municipal mantém um apoio permanente, tando aos Bombeiros Voluntários de Esposende como aos de Fão, nomeadamente na compra de viaturas e de outros equipamentos, entre outros. O Município assume, ainda, os encargos com os seguros das corporações, num investimento global anual de 18 745 euros, relativos a acidentes de trabalho, frota automóvel, responsabilidade civil de transporte de doentes e das embarcações.

No que se refere à corporação de Esposende, a Câmara Municipal mantém um protocolo de colaboração com vista à formação, em matéria de segurança, dos trabalhadores municipais, das Escolas Básicas e Jardins-de-Infância e das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Os Bombeiros de Esposende asseguram, ainda, o acompanhamento da revisão e elaboração das Medidas de Auto Proteção de todos os edifícios municipais e realizam simulacros, mediante a comparticipação financeira do Município no valor de 15 mil euros.

Com a Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão o Município tem estabelecido um protocolo para a recolha e transporte de animais errantes feridos e doentes e adequado encaminhamento para o Canil Intermunicipal, que se traduz no valor global de aproximadamente 7 mil euros.

Ainda em matéria de apoios financeiros, na mesma reunião camarária, o executivo municipal fixou em 17 500 euros o valor da comparticipação financeira anual à ACICE - Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, ao deliberar proceder à alteração dos termos do Acordo de Cooperação para Apoio ao Empreendedorismo, Formação e Emprego, Inovação e Promoção Empresarial.

No cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o Município está, por esta via, a concretizar as metas Saúde de Qualidade (ODS 3), Igualdade de Género (ODS 5), Trabalho digno e crescimento económico (ODS 8), Indústria, Inovação e Infraestruturas (ODS 9), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS17).