Escola de Esposende venceu concurso de empreendedorismo

05 Junho 2019

up 1

A turma do 8.º D da Escola Básica António Correia de Oliveira venceu, no passado dia 31 de maio, no Parque Municipal de Barcelos, o Concurso de Ideias Expo Empresas Escolares, com o projeto "extra-code", no âmbito do projeto intermunicipal UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas.
O evento contou com a participação de cerca de 460 alunos de 28 turmas do 3º ciclo, e respetivos professores, oriundos de 14 escolas dos seis municípios do Cávado, que apresentaram as suas ideias e trabalhos empreendedores que desenvolveram ao longo deste ano letivo.
Segundo o testemunho da turma vencedora, que contou com a orientação das professoras Alice Fanguerinho e Paula Soares, o projeto apresentado, designado “extra-code”, pretende produzir etiquetas de cetim, autocolantes, para vestuário, calçado, mochilas, chapéus, máquinas de calcular ou outros objetos, com QRCode contendo identificação do aluno (nome e o número de matrícula e, opcionalmente, contacto do Encarregado de Educação). Pretende-se que, sempre que seja encontrado um objeto perdido/esquecido nos espaços escolares, os assistentes operacionais possam, através da leitura do QRCode, identificar o aluno a quem pertence e proceder à sua entrega ou notificar, através de SMS ou e-mail, o encarregado de educação.
Em 2018, na 1ª edição do Concurso, a Escola Básica António Correia de Oliveira também se destacou nos primeiros lugares da classificação, ficando em 3º lugar com o projeto "Fifteen E", que contemplou a criação de t-shirts com serigrafias de autor alusivas ao património histórico-cultural e paisagístico do concelho de Esposende
Desenvolvido pela CIM Cávado em colaboração com os municípios de Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, o projeto “UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas”, tem como objetivo principal promover uma cultura empreendedora, o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade junto das comunidades educativas, permitindo aos jovens em idade escolar o desenvolvimento de projetos empreendedores.
O projeto intermunicipal “UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas”, enquadra-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado).
No âmbito da Agenda das Nações Unidas para 2030, o ODS 4 - Educação de qualidade - constitui um desígnio prioritário e via transversal para alcançar vários outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A educação para a cidadania, nos domínios da literacia financeira e do empreendedorismo, integra um dos vetores essenciais para o desenvolvimento junto dos alunos, de atitudes de cidadania participativa e global.
Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente o referente a Erradicar a Pobreza, Educação de Qualidade, Trabalho digno e crescimento económico, Reduzir as desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente Educação de Qualidade, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.