Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Parceiros “dão as mãos” pelo ambiente em Esposende

Img 2446 1 1024 2500
06 Junho 2019

IMG_20190605_104634 (002)

O Município de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente associaram-se à EDP Distribuição - Direção Redes e Concessões Norte na promoção de ações de cariz ambiental, com o intuito de sensibilizar e mobilizar toda a população para boas práticas e comprometimento social neste domínio.

Esta parceria, que envolve também o Parque Natural do Litoral Norte, a Escola Básica de Guilheta - Antas e a empresa Painhas S.A., traduziu-se na comemoração simbólica do Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou ontem, 5 de junho.

Assim, foi efetuada uma ação de recolha de resíduos na Praia de Belinho e uma ação de controlo de espécies invasoras, mais concretamente de chorão-da-praia presente na zona dunar. A encerrar o programa os voluntários e participantes nesta simbólica operação realizaram uma visita guiada ao Centro de Educação Ambiental de Esposende.

Não obstante estar instituída uma efeméride anual relembrando a importância do Ambiente, a realidade é de tal forma delicada que exige de todos, sem exceção, consciência e empenho total, transformando “Todos Os Dias” em Dia Mundial do Ambiente.

Estão ações estão intrinsecamente ligadas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, designadamente Educação de Qualidade (ODS 4), Energias renováveis e acessíveis (ODS 7), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12), Ação Climática (ODS 13), Proteger a Vida Marinha (ODS 14) Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).