Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende presente em festival dedicado à sustentabilidade

Greenfest5 1 1024 2500
13 Junho 2019

Greenfest4

O Município de Esposende e a Esposende Ambiente marcaram presença no Greenfest, um festival dedicado à sustentabilidade do país, que se realizou, pelo segundo ano, em Braga, desta feita no Mosteiro de Tibães, entre 6 e 9 de junho.

Tendo por base a temática "O Planeta Água", esta edição pretendeu promover a reflexão e co-criação em torno de um recurso vital que importa ser compreendido e preservado.

Assim, no dia 6 de junho, o Centro de Educação Ambiental apresentou a peça de teatro de marionetas “Viagem ao Fundo do Mar”, para cerca de 200 alunos e professores. A peça aborda diferentes temáticas relacionadas com os oceanos e a biodiversidade marinha, nomeadamente os impactes do lixo marinho, as atividades agro-marítimas e a importância do contributo individual na mitigação dos problemas que assolam os nossos mares. No mesmo dia, duas turmas do concelho de Esposende deslocaram-se ao Mosteiro de Tibães, para participarem em várias atividades no âmbito do programa do evento.

No GreenFest celebra-se o que melhor se faz nas vertentes Ambiental, Social, Económica e Cultural. Ao longo de quatro dias, os visitantes puderam participar em workshops relacionados com bem-estar, lifestyle, alimentação saudável, mostra de produtos biológicos e de comércio justo, assim como projetos inovadores com vista ao desenvolvimento de sociedades mais prósperas e sustentáveis. O evento proporcionou também conferências, concertos, teatro, sessões de yoga e pilates, experiências de terapia na floresta, entre outros.

A organização deste evento, apoiado pelo Fundo Ambiental, esteve a cargo do Município de Braga e do Mosteiro de Tibães, que deram corpo à iniciativa com a colaboração de seis dezenas de parceiros e entidades convidadas.

A participação do Município de Esposende neste festival enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente Educação de Qualidade (ODS 4), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Ação Climática (ODS 13), Proteger a Vida Marinha (ODS 14), Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).