Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Forjães acolhe 3.º Festival de Coros Seniores

Festival 2019  002  1 1024 2500
03 Julho 2019

 

O Município de Esposende vai promover, na próxima sexta-feira, dia 5 de julho, a terceira edição do Festival de Coros Seniores.

Integrado no programa Ativo Mais, da Rede Social de Esposende, o evento vai decorrer a partir das 21h30, no escadório Pe. Joaquim Lima, em Forjães, com a participação do Coro Sénior de Esposende, acompanhado do grupo de música tradicional "Terra Alegre", do Coro da Universidade Autodidata de Esposende e do Grupo Coral da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis.

O Festival de Coros Seniores tem como objetivo promover e valorizar o trabalho que é desenvolvido num ambiente não formal, orientado para o desenvolvimento emocional e social, nomeadamente o fortalecimento das relações interpessoais, a integração e a inclusão social.

Depois de ter participado recentemente num concerto fora de portas, concretamente em Paranhos – Porto, o Coro Sénior de Esposende volta, assim, a apresentar-se no concelho, sob a direção da maestrina Ana Carolina Capitão. Em atividade desde 2016, conta atualmente com cerca de 120 coralistas, que têm possibilitado o enriquecimento deste projeto com os seus contributos, saberes e vivências, contribuindo para uma longevidade bem-sucedida e saudável.

O Coro da Universidade Autodidata de Esposende é composto por 24 elementos, conta com direção musical de Cristina Reis e o seu espólio abarca temas da música tradicional e contemporânea.

O Grupo Coral da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis é um coral misto, presentemente constituído por 42 elementos. Encontra-se em atividade desde 2004 e é dirigido pelo Maestro Serafim Cabral. Do seu currículo constam a participação em vários eventos, entre os quais “As Janeiras”, na Assembleia da República, em janeiro de 2013. Colaborou na organização de cinco Encontros de Grupos Corais promovidos pela Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis e participou em inúmeros encontros promovidos por outras universidades

O Festival de Coros Seniores repercute-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 16) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).