Município de Esposende recebeu “O Poder da Colaboração”

13 Julho 2019

colaboração.3

O Município de Esposende promoveu hoje o evento “O Poder da Colaboração”, no âmbito da adesão da autarquia ao Ano Nacional da Colaboração. Promovido em parceria com o Fórum para Governação Integrada, a iniciativa contou com a participação de diversos representantes de entidades que já desenvolvem um trabalho firme na área da colaboração, contribuindo para o alargamento da rede de contactos e troca de experiências.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, responsável pelo pelouro da Coesão Social apontou que o Município “pretende constituir-se como uma referência, no âmbito da qualidade de vida de toda a população, numa perspetiva de coesão e de desenvolvimento social, de boa gestão de recursos e de sustentabilidade ambiental”.
Por isso, ao idealizar e implementar a sua estratégia na área da Coesão Social, “o Município de Esposende está a promover um vasto conjunto de medidas. Porém, “este desígnio exige o envolvimento de toda a comunidade, num trabalho partilhado e em rede”, alertou Alexandra Roeger.
Contando com o envolvimento de toda a Rede Social de Esposende e com a participação de entidades externas, o principal objetivo constitui a aproximação das organizações, potenciando boas práticas, promovendo um trabalho em rede e partilhando respostas inovadoras.
No terreno estão diversos programas envolvendo as IPSS locais, contando com a participação das Juntas de Freguesia, empresas municipais, entidades públicas e privadas concelhias. Os estabelecimentos de ensino são também parceiros de relevo em inúmeros projetos colaborativos, bem assim como outros públicos alvo, nomeadamente as comunidades dos bairros.
Foi constituída uma plataforma colaborativa envolvendo toda a Rede Social: IPSS, Juntas de Freguesia, empresas municipais, Segurança Social, ACES Cávado, IEFP, outras entidades públicas e privadas concelhias e vai dar-se continuidade ao projeto CLDS - Contrato Social de Desenvolvimento Local, na sua 4a geração, o qual envolve, na sua implementação, a parceria entre a autarquia, uma ONGD local e a Associação Comercial e Industrial de Esposende.
Ao longo de todo o evento foi possível ouvir as experiências de diversos representantes de entidades envolvidas n’ “O Poder da Colaboração”, tendo como moderadora Fátima Sá, da Câmara Municipal de Esposende, em que participaram Rui Marques, coordenador Executivo do Forum para a Governação Integrada, Américo Mendes, do CIaP: Centro Incentivar a Partilha, Ricardo Anselmo, BNI (Business Network Internacional) Portugal, Carlos Ribeiro, Esposende Empreendedor – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, Sandra Mendes,
Pfuka U Famba – G.A.S Porto, Maria João Teixeira, Visitadores Comunitários – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Luís Baião, Sim, Somos Capazes - Agrupamento de Escolas de Canelas.

As iniciativas que são desenvolvidas no âmbito colaborativo pretendem constituir-se como contributos fundamentais para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) constantes na Agenda 2030 das Nações Unidas, relativamente aos quais Esposende se encontra totalmente comprometido.