Galaicofolia é aposta na promoção do património e na atração turística

19 Julho 2019

gala

Abriu hoje no Castro de S. Lourenço, Vila Chã, mais uma edição da “Galaicofolia”, evento cultural, de lazer e entretenimento, organizado pelo Município de Esposende com o intuito de promover e divulgar o património concelhio, aliando a forte componente turística do evento, estrategicamente importante para o desenvolvimento económico do território.
Encenações, música e dança, gastronomia, queimada galaica e recriações que nos transportam ao passado, recordando o modus vivendi do povo. Património e natureza em perfeita harmonia, num evento cultural, de lazer e entretenimento, que vai animar o Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, até ao próximo domingo, dia 21 de julho.
“A Galaicofolia é um evento de referência e relevante, enquanto eixo de sustentação do plano de desenvolvimento territorial e estratégico no desenvolvimento turístico de Esposende. Temos consciência da importância que a Galaicofolia representa para o turismo local, contribuindo, ainda, para a preservação da memória e identidade, ao apresentar aos turistas a essência e os significados do património local”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende. Para Benjamim Pereira “é importante atender às dinâmicas que podem ser estabelecidas entre o turismo, o património cultural, a história, o planeamento e a preservação. Essa forma global de atendermos à especificidade de cada evento permite a construção de uma sociedade harmoniosa”.
Em toda a zona envolvente ao povoado estão expostos animais domésticos e aves de rapina, um mercado, áreas com desafios de destreza e, para os mais pequenos, a diversão está no espaço Caturo, descobrindo a História local, através da dramatização de contos e lendas. Para concluir a visita, o espaço reservado à gastronomia, com iguarias da época, pão acabado de confecionar e queimada galaica.
O programa apresenta uma atividade constante, com muita música e danças galaicas, peças de teatro, workshops temáticos de ofícios (ferreiro, carpinteiro, tecelão e oleiro), demonstração de aves de rapina, teatro, fantoches ou combates de gladiadores, entre muitas outras atrações.
A organização disponibiliza transportes gratuitos, a partir da cidade de Esposende (na paragem junto ao Mercado Municipal) até ao local do evento e, nas imediações, estarão disponíveis parques de estacionamento, também eles gratuitos.
As portas do recinto abrem às 18h30 de sexta-feira, dia 19 de julho, e encerram às 24h do dia 21.