Município de Esposende promoveu Festa do Idoso em Fátima

11 Setembro 2019

_DSC3809

Cerca de dois mil idosos do concelho de Esposende participaram, hoje, na Festa do Idoso promovida pelo Município de Esposende, e que, mais uma vez, decorreu no Santuário de Fátima. Há 24 anos que esta iniciativa proporciona momentos de convívio e de reflexão aos seniores do concelho.
Inserida no Programa Ativo Mais, promovido pela Rede Social de Esposende, a iniciativa é apontada como uma das atividades mais estimadas pelos idosos, dentro do calendário delineado pelo Município, no âmbito do Envelhecimento Ativo.

A crescente adesão registada, edição após edição, demonstra o carinho muito especial que a comunidade sénior tem por esta iniciativa e pelo destino escolhido, por ser um local do seu inteiro agrado e que reúne todas as condições para acolher tão elevado número de participantes", referiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

O programa integrou a celebração da Eucaristia, pelo Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes, na Basílica da Santíssima Trindade. Seguiu-se o piquenique nos parques do Santuário, proporcionando o convívio entre os participantes. No regresso a casa, houve ainda tempo para outro momento de convívio, no Parque da Senhora da Saúde, nos Carvalhos.

Esta iniciativa destina-se aos idosos residentes no concelho, com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas portadoras de deficiência com autonomia, com idade superior a 35 anos, e pessoas que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência para a terceira idade.

Este evento resulta do envolvimento de várias pessoas e entidades, razão pela qual o presidente da Câmara Municipal de Esposende que expressou agradecimentos às Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, aos Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e à Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, que asseguraram o apoio à emergência, bem como aos coralistas que solenizaram a celebração eucarística.

Esta atividade insere-se no plano que o Município de Esposende tem desenvolvido, enquanto responsável e interveniente direto no processo de promoção do desenvolvimento sustentável do concelho, primando pela qualidade de vida dos seus munícipes”, destacou Benjamim Pereira, apontando, ainda, como objetivos estratégicos a promoção de uma cidadania ativa, com condições para o desenvolvimento social, fomentando a consolidação de parcerias que permitam assegurar um trabalho de articulação em rede, criando respostas adequadas às problemáticas identificadas.

Este programa enquadra-se nas metas da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 - Saúde de Qualidade, 5 Igualdade de Género, 10 Reduzir as desigualdades, 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17 Parcerias para a Implementação dos Objetivos.