Dia Nacional da Água assinalado em Esposende

03 Outubro 2019

IMG_E9155

O “Dia Nacional da Água”, que se comemora a dia 1 de outubro, foi assinalado no Município de Esposende, através da realização de uma ação de sensibilização para a comunidade escolar, que decorreu na Associação Rio Neiva, em Antas. Para além de promover a reflexão sobre os recursos hídricos e a sua gestão a nível nacional, esta ação pretendeu apelar à boa gestão da água e ao combate ao desperdício.

A iniciativa envolveu a participação de alunos das Escolas Básicas de Castelo do Neiva e de Forjães e contou com a colaboração dos Municípios de Esposende, através da Esposende Ambiente (Centro de Educação Ambiental), e de Viana do Castelo, através do CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental), e teve o apoio das Juntas de Freguesia de Castelo do Neiva e de Antas.

O Centro de Educação Ambiental focou a importância de uma adequada gestão dos cursos de água num contexto de alterações climáticas, dando orientações de como manter um rio saudável e vivo, e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo abordou a biodiversidade e características do estuário do rio Neiva. A ação inclui também uma ação de plogging pela Ecovia do Litoral Norte, entre a sede da Rio Neiva e a Capela de Santa Tecla, com a passagem simbólica pela ponte que une as freguesias de Antas e Castelo do Neiva, os concelhos de Esposende e Viana do Castelo e os distritos de Braga e Viana do Castelo, reforçando a importância do trabalho em rede para a resolução dos problemas comuns e dos contributos individuais e coletivos na manutenção do equilíbrio ecológico do rio Neiva.

Em representação do Município de Esposende, o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, realçou a importância desta ação no Dia Nacional da Água, reforçando o valor deste recurso e, em particular, dos rios no contexto das alterações climáticas. Vincou também a importância de cada cidadão fazer a sua parte por forma a preservar o ambiente e os recursos naturais existentes, em particular os que, de alguma forma, têm uma ligação de proximidade com o rio Neiva.

O Vereador do Ambiente e Biodiversidade do Município de Viana do Castelo, Ricardo Carvalhido, reforçou o empenho e intenção desta autarquia em “olhar” mais para o rio Neiva

A Presidente da Associação Rio Neiva, Augusta Almeida, destacou a importância das parcerias na resolução dos problemas que afetam o rio Neiva, e falou do Projeto BIONEIVA, que integra quatro áreas de intervenção, uma das quais se relaciona com a monitorização da biodiversidade do rio Neiva, e que envolve também a participação da comunidade educativa.

Esta ação insere-se no âmbito do plano de ação de valorização do rio Neiva, que está a ser desenvolvido conjuntamente por entidades dos dois concelhos. Neste contexto, já estão em curso um conjunto de trabalhos de limpeza e desobstrução do Rio Neiva em pontos-chave, com vista à retirada de resíduos vegetais do leito do rio, em particular troncos e ramos tombados, e que contam com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Esposende e dos Bombeiros de Viana do Castelo, assim como das Juntas de Freguesia de Antas e Castelo do Neiva. A remoção dos resíduos e a retirada seletiva de material vegetal contribuirá para o normal funcionamento do rio, nomeadamente a salvaguarda das infraestruturas existentes como as pontes de pedra, a preservação do ecossistema ribeirinho e a minimização de situações de cheia.

Em causa está o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, designadamente ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 13 – Ação Climática, ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.