Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende assinala Dia Nacional do Mar com exposição sobre o OMARE

Exposi  oomare 1 1024 2500
21 Novembro 2019

teatro

Como forma de assinalar o Dia Nacional do Mar, que se comemora a 16 de novembro, o Município de Esposende, através da Esposende Ambiente, tem patente, até ao final do ano, junto à Estação de Socorros da Náufragos de Esposende, uma exposição alusiva ao OMARE – Observatório Marinho de Esposende.

Através de um conjunto de painéis informativos, o visitante poderá conhecer os cinco tipos de habitats mais característicos do meio marinho de Esposende e os esforços de monitorização ambiental desenvolvidos pela equipa do OMARE em cada um destes habitats, desde as poças-de-maré às zonas mais profundas do Parque.

Integrado também na comemoração do Dia Nacional do Mar, foi apresentada uma animação teatral de rua em três escolas concelhias, igualmente produzida no contexto do projeto OMARE. Trata-se de uma peça dinâmica, onde são abordadas diversas temáticas relacionadas com os oceanos, em particular a pesca insustentável e o lixo marinho, sem esquecer as atividades agroeconómicas ligadas ao mar. Os colaboradores do Município de Esposende tiveram também oportunidade de assistir a esta produção teatral, numa ação de sensibilização para assinalar esta efeméride, instituída no âmbito da "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994.

O projeto Observatório Marinho de Esposende (OMARE) - Sistema de Informação, Monitorização e Gestão da Biodiversidade Marinha das Áreas Classificadas do Litoral Norte como Ferramenta de Promoção da Sustentabilidade da Utilização dos seus Recursos, de Divulgação e Sensibilização da Comunidade, é composto por 16 ações, com principal enfoque na sensibilização ambiental e na comunicação, sendo financiado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

Fruto de uma parceria entre o Município de Esposende, a Universidade do Minho e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a área de atuação/intervenção do OMARE abrange toda a área marinha da área protegida do Parque Natural do Litoral Norte, mas os resultados da implementação deste projeto repercutem-se a nível nacional, contribuindo para um melhor e mais profundo conhecimento da biodiversidade e habitats marinhos presentes na costa portuguesa.

Através do projeto OMARE, o Município de Esposende contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Proteger a Vida Marinha (ODS 14) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).