Município de Esposende aposta na gestão de resíduos no meio escolar

21 Novembro 2019

_DSC1660

O Município de Esposende, em articulação com a Esposende Ambiente, vai equipar todas as escolas do concelho de todos os graus de ensino, incluindo a Escola Secundária Henrique Medina e a Escola Profissional de Esposende, com ecopontos domésticos e papelões/embalões.

A entrega dos primeiros equipamentos ocorreu ontem, na Escola Básica de Forjães, com a presença da Vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger, da Vereadora da Educação, Angélica Cruz, e do Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Esposende Ambiente, Paulo Marques.

Esta medida enquadra-se numa estratégia que visa garantir uma melhor e mais eficiente gestão dos resíduos urbanos produzidos em meio escolar. Neste sentido, foi feita a auscultação prévia aos responsáveis dos estabelecimentos de educação e ensino concelhios no sentido de aferir quais as necessidades que urgiam ser colmatadas no que diz respeito à disponibilidade de dispositivos para colocação voluntária de resíduos indiferenciados e recicláveis dentro do espaço de cada escola.

Os dados recolhidos foram processados e concertados com informação adicional sobre cada uma das escolas, tendo resultado num diagnóstico que serviu de base à preparação de uma estratégia de intervenção ao nível da gestão dos resíduos em contexto escolar. Assim, decorrente da avaliação realizada, durante o presente ano letivo, serão distribuídos os primeiros ecopontos domésticos e papelões/embalões. Serão abrangidos os 26 estabelecimentos de Educação e Ensino, sendo disponibilizados 87 ecopontos domésticos e 46 papelões/embalões.

Este projeto, que vem complementar a disponibilização de equipamentos destinados à recolha seletiva de resíduos já existentes no exterior de cada estabelecimento escolar, dá agora uma nova dinâmica e abrangência ao trabalho de educação ambiental realizado no âmbito da atividade do Centro de Educação Ambiental e do Programa de Educação para a Sustentabilidade, em particular no que diz respeito às ações que focam a promoção da separação seletiva dos resíduos e da aplicação da Política dos 3 R’s. Por esta via, o Município de Esposende dá cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.