Município de Esposende distinguido por “10 anos consecutivos de bandeira azul”

22 Novembro 2019

Ofir_Fão

O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, foi galardoado pela Associação Bandeira Azul com o diploma “10 anos consecutivos de Bandeira Azul” nas praias de Ofir-Fão e Suave Mar.

A distinção foi entregue no âmbito do VII Seminário Nacional da Bandeira Azul, que decorreu no Parque Biológico de Gaia, um evento que constitui uma base importante de trabalho multidisciplinar, procurando contribuir para a construção de uma sociedade de baixo carbono, mais racional e eficiente na utilização dos recursos e socialmente equitativa. Durante o seminário, para além da entrega dos prémios de reconhecimento pelo trabalho dos municípios, foi efetuado o balanço do Programa Bandeira Azul 2019 e começou a preparar-se a época balnear para o ano 2020.

A Esposende Ambiente recebeu também o Certificado de Participação no Programa Nacional de Vigilância da Bandeira Azul 2019, levado a cabo pelo Centro de Educação Ambiental, no âmbito das atividades de Educação Ambiental nas praias do concelho durante a época balnear 2019.

Sob o tema “Do rio ao mar sem lixo!”, o desafio do Programa Bandeira Azul no ano 2019 foi sensibilizar para o facto de o lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar. De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1,15 e 2,41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

Na sessão foi reforçada a importância das praias e da educação ambiental para o desenvolvimento do turismo e da economia local, salientando a aposta que a Esposende Ambiente, em articulação com o Município de Esposende, realiza durante a época balnear, no sentido de proporcionar as melhores condições de utilização das praias do concelho.

A participação de Esposende no Programa Bandeira Azul visa a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que respeita a Educação de Qualidade (ODS 4), Ação Climática (ODS 13), Proteger a Vida Marinha (ODS 14), Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).