Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende Ambiente participa no debate do futuro da água em Portugal

Img 20191119 150137 1 1024 2500
22 Novembro 2019

IMG_20191119_163212

A Esposende Ambiente está a participar no ENEG 2019 – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, que decorre até hoje, 22 de novembro, em Ílhavo, sob a temática “A Água em Portugal na Próxima Década | Roteiro para 2030”.

O evento, cuja sessão de abertura foi presidida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, é organizado bienalmente pela APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, assumindo-se uma vez mais como a maior e mais representativa Conferência e Expo do setor da água a nível nacional. Trata-se de momento de excelência para um encontro entre aqueles que enfrentam os atuais e grandes desafios do setor e se propõem a compartilhar e adquirir conhecimentos, sendo que esta edição conta com mais 600 participantes de todo o país e estrangeiro.

O programa inclui Palestras, Comunicações Livres, Mesas Redondas e um Debate, bem como a maior exposição de equipamentos e serviços do setor.

A Esposende Ambiente, através do Presidente do Conselho de Administração, Paulo Marques, apresentou o seu Modelo de Gestão Empresarial Sustentável e os seus técnicos superiores apresentaram as comunicações “O contributo da fiscalização na sustentabilidade dos sistemas de drenagem de águas residuais e águas pluviais do Município de Esposende”, ”Plano de combate aos consumos zero”, “ A gestão das águas pluviais em Esposende” e “Plano de gestão e controlo de afluências indevidas no sistema de drenagem de águas residuais de Esposende”.

Para além da discussão de temáticas como a “Economia e Regulação”, “Gestão de Clientes e Outras Partes Interessadas”, “Abastecimento de Água, Agregação das Entidades Gestoras em Baixa”, “Saneamento de Águas Residuais”, “Gestão das Organizações e Capacitação dos Recursos Humanos”, “Sistemas de Informação”, destaca-se do programa a apresentação de um Guia Europeu para a Elaboração de um Water Security Plan para os sistemas de abastecimento de água para consumo humano. Um trabalho apresentado pelo Serviço de Informações de Segurança e pelo ERNCIP - European Reference Network for Critical Infrastructure Protection do Joint Research Centre, um grupo de especialistas da Comissão Europeia.

A participação neste evento enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, em particular no que diz respeito ao ODS 6 - Água Potável e Saneamento, ODS 12 - Produção e Consumo Sustentáveis e ODS 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade”, que também são objetivos estratégicos do Município de Esposende e da Esposende Ambiente no âmbito da política de sustentabilidade.