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Projeto “Rumo ao Sucesso” apresenta resultados positivos na promoção do sucesso educativo

12 Dezembro 2019

Clube_TIC

No âmbito do estudo de avaliação de impacto, o Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar “Rumo ao Sucesso”, que está ser dinamizado no concelho pela Câmara Municipal de Esposende, apresentou resultados muito favoráveis ao nível da sua intervenção.

A avaliação do primeiro ano de execução do projeto, durante o qual foram intervencionados 695 alunos, dos quais 467 foram identificados e monitorizados através da Equipa Multidisciplinar, aponta para um impacto positivo da intervenção na diminuição das barreiras ao sucesso escolar, pela potenciação da autorregulação para a promoção do sucesso escolar, resolução de problemas, domínio da linguagem científica e capacidades nucleares de compreensão e expressão da comunicação.

No âmbito da colaboração com as dinâmicas escolares destacam-se, entre outras, as atividades promovidas na receção aos alunos dos Projetos Erasmus, a dinamização de ações na Semana da Ciência e de Tecnologia e a participação no Sarau Solidário “Olhares sobre os Direitos da Criança”. Esta articulação tem sido reconhecida pelo bom ambiente de trabalho colaborativo existente em Esposende, com as diversas estruturas e órgãos das escolas.

O Projeto foi divulgado no Seminário subordinado à temática “Educação, Desenvolvimento e Equidade”, promovido pela Direção Geral de Educação, nos dias 26 e 27 de novembro, na Figueira da Foz, através da apresentação de um poster sobre o trabalho colaborativo da equipa multidisciplinar de Esposende, tendo suscitado interesse por parte dos profissionais que exercem funções em meio escolar, noutros municípios, permitindo a partilha de metodologias e práticas de intervenção. Acresce-se que o desenvolvimento de ações de educação não-formal, acessíveis a todos os alunos, e o trabalho multidisciplinar concertado com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO, 2018) preconizados pelo Projeto Rumo ao Sucesso, em colaboração com a ação pedagógica das escolas, são o garante da qualidade das aprendizagens e do sucesso educativo.

O “Rumo ao Sucesso” desenvolve a sua intervenção em contexto escolar mediante a execução de três projetos: o Núcleo de Intervenção com Alunos e Famílias (Psicologia, Terapia da Fala e Karaté), os Clubes de Motivação e Ativação de Competências (Xadrez e Jogos Matemáticos, Ciências Experimentais, e TIC/Robótica) e a Educação pela Arte (Música, através do Light Choir, Percussão de Marcha, Bateria e Guitarra Elétrica, Teatro e Dança).

A intervenção do Projeto traduz-se no trabalho colaborativo entre a equipa multidisciplinar, os docentes das escolas e os profissionais dos Serviços de Psicologia e Orientação e da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, através da execução do Plano de Ação Pedagógica que confere sentido estratégico à intervenção. A equipa multidisciplinar do Projeto desenvolve a sua ação partindo do estudo diagnóstico de cada aluno, seguindo-se o encaminhamento para as valências mais adequadas ao seu interesse e à superação das suas dificuldades, privilegiando-se uma abordagem sistémica e holística nos fatores de risco de insucesso escolar, ao nível da intervenção nos problemas linguísticos, acompanhamento psicossocial e psicoeducativo, intervenção com as famílias e reforço compensatório nas áreas das ciências, TIC e expressões artísticas. As metodologias de intervenção integram as atividades de enriquecimento, capacitação parental, consultoria e intervenção, intervenção individual ou em pequeno grupo, ações em regime de coadjuvação e colaboração com outros projetos das escolas.

Importa, ainda, referir que o Projeto Rumo ao Sucesso se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, referentes à Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade, e nos princípios subjacentes ao Perfil dos Alunos para o Século XXI, designadamente Um perfil de Base Humanista, a Inclusão como Requisito de Educação, o Desenvolvimento Sustentável e a Valorização do Saber.