Biblioteca Municipal de Esposende reuniu melhores leitores em convívio natalício

18 Dezembro 2019

1.º premio

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, convidou os melhores leitores para um convívio de confraternização natalícia. Pelo 11.º ano consecutivo, a Biblioteca Municipal levou a efeito, no dia 17 de dezembro, a iniciativa Natal dos Leitores, reunindo várias dezenas de frequentadores habituais deste espaço cultural.

Com o espaço decorado a rigor e num ambiente informal e descontraído, a festa fez-se em torno dos livros e da leitura e foi embelezada por alguns apontamentos de música e poesia, protagonizados por alunos da Escola de Música de Esposende. Proporcionou-se, assim, o convívio intergeracional e, como não poderia deixar de ser, não faltou a degustação das tradicionais iguarias natalícias, como bolo-rei, rabanadas, mexidos e aletria.

No que se refere aos premiados, a leitora que requisitou o maior número de livros foi Isabel Augusta Silva, de 30 anos, Educadora de Infância, que, a título pessoal, requisitou 176 livros para ler às crianças da instituição onde trabalha, o Centro Comunitário de Vila Chã. Em segundo lugar ficou António Carlos da Silva, de 65 anos, e Rodrigo Barros, de 3 anos, ambos com 105 livros requisitados. Ângela Oliveira, de 13 anos, e Núria Fontelo, de 5 anos, ambas com 102 livros requisitados, posicionaram-se em terceiro lugar.

De referir também a distinção de instituições, nomeadamente do Centro Comunitário de Vila Chã, que ficou em 28.º lugar, com 51 livros requisitados, que, a juntar aos requisitados pela educadora a nível pessoal (1.º lugar) totaliza 227 livros, bem como da ACARF, 23.º lugar, com 58 livros, e do Centro Social de Belinho, 29 º lugar, com 50 livros.

No total, foram distinguidos 73 leitores, tendo por critério apenas os que requisitaram mais de 35 livros entre janeiro e dezembro de 2019. A evolução dos empréstimos na biblioteca dá conta da existência de muitas famílias leitoras, como, por exemplo, a jovem que ficou em 3.º lugar, cuja irmã, de 17 anos, ficou em 4.º lugar, com 101 livros, e a mãe em 7.º lugar, com 90 livros. Estes dados permitem também aferir que, em 10 anos (2008 - 2018), a Biblioteca Municipal registou um total de 87 679 empréstimos, tendo passado de 4464 livros, em 2008, para 11 828 livros requisitados, em 2018.

A Vereadora da Educação e Cultura, Angélica Cruz, que se fez acompanhar do Vereador Sérgio Mano, felicitou os distinguidos “pelo gosto pela leitura e pelo testemunho que passam para toda a comunidade, particularmente à vossa família” e vincou a importância da leitura e do enriquecimento que daí advém. Deixou o convite para que estes leitores tragam outros para este “equipamento nobre do Município”.

Enquadrou o “Natal dos Leitores” na estratégia cultural do Município e particularmente da Biblioteca Municipal, onde se inserem, por exemplo, as Sessões Família, sessões da Hora do Conto que decorrem mensalmente sempre com lotação esgotada, e que se têm revelado do agrado da comunidade. Aproveitou a oportunidade para realçar o “trabalho excecional” de toda a equipa da Biblioteca, elogiando a entrega e dedicação de todos os colaboradores, e agradeceu a colaboração da Escola de Música de Esposende e da Escola Profissional de Esposende, que assegurou o serviço de catering.

Por sua vez, o Vereador Sérgio Mano sublinhou o facto de, entre as dezenas de premiados, se contarem muitas crianças e deixou o apelo para que, em família, os mais velhos incentivem os mais novos à leitura.