Esposende Ambiente promove Semana do Ambiente de 30 de maio a 6 de junho

30 Maio 2014
O espetáculo «O Planeta Limpo do Filipe Pinto», vencedor do programa televisivo Ídolos 2010, será um dos pontos altos da Semana do Ambiente que a empresa municipal Esposende Ambiente, à semelhança de anos anteriores, vai levar a efeito de 30 de maio a 6 de junho.
O espetáculo “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, vencedor do programa televisivo Ídolos 2010, será um dos pontos altos da Semana do Ambiente que a empresa municipal Esposende Ambiente, à semelhança de anos anteriores, vai levar a efeito de 30 de maio a 6 de junho.

Este espetáculo é uma adaptação para teatro dos textos da autoria de Narciso Moreira e Filipe Pinto, do livro “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, e aborda temas tão relevantes como os Solos, Água, Reciclagem e Florestas. Com o brilhantismo das suas músicas, Filipe Pinto alerta para a necessidade de criar um planeta limpo.

Destinado à comunidade em geral, o espectáculo decorrerá, com a colaboração da Esposende 2000, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, às 18h30, no Auditório Municipal de Esposende, com entrada livre. No final, haverá uma sessão de autógrafos, podendo também ser adquirido o referido livro.

As praias da Ramalha – Apúlia e de Cepães – Marinhas vão ser palco, no dia 2 de junho, das “Iniciativas Oceânicas: um oceano de vontades”. Trata-se de uma ação de voluntariado ambiental de limpeza de praias e dunas, a desenvolver pela comunidade educativa e população em geral, que decorrerá entre as 14h00 e as 16h00. A iniciativa, promovida pela Surfrider Foundation Europe e dinamizada pela Esposende Ambiente, pretende alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, procurando reduzir o impacto de plásticos descartáveis no ambiente marinho.

Para a comunidade educativa, terá lugar a apresentação da peça de teatro de marionetas “A Branca e os sete moleiros”, alusiva à temática do ciclo do pão, com sessões no dia 3, às 10h00 e às 14h00, e no dia 5, às 10h00.

A proposta para o dia 4 traduz-se em visitas gratuitas à exposição permanente Ambiente Interativo do Centro de Educação Ambiental, para a comunidade em geral, no período das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.

Dirigidas à comunidade educativa, vão decorrer, no dia 6, visitas ao Aterro Sanitário do Vale do Lima e do Baixo Cávado, com o intuito de sensibilizar os participantes para a importância da separação seletiva de resíduos.

Ao longo da Semana do Ambiente, de 30 de maio a 6 de junho, será possível também visitar a exposição temática “Conhecer as Joaninhas”, uma mostra de fotografia dedicada a este inseto, que desempenha um papel importante no combate às pragas nas culturas agrícolas. A exposição poderá ser visitada no Centro de Educação Ambiental, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.

Mais informações disponíveis em www.esposendeambiente.pt ou no Cea em Blogue.