Casa da Juventude de Esposende proporciona atividades para todos os públicos

02 Maio 2014
A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Guarda Nacional Republicana, vai realizar uma ação de sensibilização intitulada «Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante», que decorrerá na Casa da Juventude, no próximo dia 5 de maio, pelas 10h00.
A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Guarda Nacional Republicana, vai realizar uma ação de sensibilização intitulada “Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante”, que decorrerá na Casa da Juventude, no próximo dia 5 de maio, pelas 10h00.

A iniciativa visa assinalar o Dia Mundial do Trânsito, que se comemora justamente a 5 de maio, e destina-se a crianças e jovens, com o objetivo de os sensibilizar para a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes, reduzindo o número de mortes na estrada e evitando comportamentos que coloquem em risco a segurança de condutores, passageiros e peões.

A Casa da Juventude, em parceria com a Escola Sementes de Liberdade, vai realizar, no dia 23 de maio, pelas 21h30, uma palestra sobre a temática \"A brincadeira, a televisão e o comportamento infantil: pais mediadores!\", com o intuito de sensibilizar os pais para uma atitude de educação integral das crianças.

No âmbito da política municipal de apoio a autores do concelho, a Casa da Juventude vai acolher a sessão de apresentação do livro infantil “O Castelo de Prata”, da autoria da esposendense Alice Costa, que terá lugar no dia 11 de maio, pelas 15h00, na sala polivalente. Este novo livro conta a história de uma criança, incrivelmente corajosa, que para salvar o seu reino de sistemáticas ameaças destruidoras, aparentemente decretadas no Belíssimo e Misterioso Castelo de Prata, decide explorar o castelo que aos olhos do mundo desde sempre esteve abandonado e assombrado.

Entre os dias 15 e 31 de Maio, este equipamento municipal vai acolher uma exposição de pintura, da autoria de Joaquim Carvalho. Natural de Amarante, o pintor frequentou a Escola Superior Artística do Porto, sendo que a sua pintura é marcada por um expressionismo muito particular atingindo assim uma originalidade que deseja manter. As suas obras estarão expostas no espaço BiblioCafé e poderão ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h00, e ao sábado, das 10h00 às 18h00.

No mês de maio, a Casa da Juventude vai organizar um Torneio de Matraquilhos, nos dias 14, 21 e 28, às 14h30. Dirigida aos jovens, esta iniciativa visa implementar no concelho a prática da modalidade, sendo que a participação é gratuita e limitada a 20 participantes, devendo as inscrições serem efetuadas até ao dia 13 de maio.

Com sessões nos dias 7, 14, 21 e 28, às 14H30, prossegue o Torneio FIFA 2014, com o intuito de dinamizar os tempos livres dos jovens do concelho. Mensalmente é apurado um vencedor, que irá participar na grande finalíssima, a realizar em Junho de 2014. A participação no torneio é gratuita e limitada a 20 participantes, devendo as inscrições serem feitas até ao dia 6 de Maio.

Para mais informações, os interessados deverão contactar a Casa da Juventude, através do telefone 253 960 162 ou do e-mail casa.juventude@cm-esposende.pt.

Integrado na programação da Casa da Juventude, terá lugar, no dia 17, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Esposende um concerto com o cantor escocês Sandy Kilpatrick, atualmente radicado em Portugal. Ao vivo, Kilpatrick apresenta-se a solo, onde cria um concerto intimista com espaço para partilha de histórias e para a experimentação de novo material. A isto, acrescenta-se a necessidade de criar um espetáculo único que na sua estrutura e interpretação, siga uma linha teatral envolvida em projeções, onde se interprete visualmente e auditivamente as canções e o universo da música, conduzido por spokenwords e monólogos que criam uma linha narrativa.