Município de Esposende aposta na promoção do Turismo de Natureza

30 Abril 2014

Numa perspetiva de promoção e valorização dos produtos estratégicos para o turismo do concelho, a Câmara Municipal de Esposende tem vindo a desenvolver diversas ações no Centro de Informação Turística (CIT) de Esposende. Em funcionamento desde Agosto de 2013, este equipamento constitui um importante meio para dar a conhecer as potencialidades turísticas de Esposende nos mais diversos domínios, com o intuito de captar cada vez mais turistas e visitantes.

Neste sentido, a Autarquia, em articulação com os vários agentes turísticos do concelho, preparou para o mês de maio um conjunto de atividades relacionadas com o Turismo de Natureza, com especial destaque para o Parque Natural do Litoral Norte e Observação de Aves.

Assim, entre os dias 30 de abril e 1 de maio, estará patente a exposição “Maios floridos”, e de 2 a 31 de maio, poderá ser vista uma exposição de fotografia de natureza da autoria dos esposendenses Carlos Palma Rio e Fernando Lopes. A inauguração desta mostra ocorrerá no dia 2, pelas 19h00. Carlos Palma Rio vai orientar um Workshop de fotografia, que terá lugar no dia 17, a partir das 9h30, de participação livre e inscrição obrigatória e limitada.

Para os dias 5 a 16 de maio estão previstas visitas guiadas ao Parque Natural do Litoral Norte, território que se carateriza por uma paisagem muito variada de espaços de grande diversidade e riqueza paisagística, onde os amantes da avifauna encontram o local perfeito para a observação de aves de diferentes espécies.

No dia 24, pelas 17h00, decorrerá uma conferência sobre o Turismo de Natureza, com a participação de representantes da Câmara Municipal, da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, do Parque Natural do Litoral Norte, de uma empresa do concelho e do fotógrafo de natureza João Cosme.

Em colaboração com o Parque Natural do Litoral Norte e diversas associações locais e voluntários, a Câmara Municipal e a Esposende Ambiente vão levar a efeito uma Campanha de Limpeza no Estuário do Rio Cávado, no dia 10 de maio a partir das 9.30 horas.

Com a realização deste amplo e diversificado conjunto de iniciativas, a Câmara Municipal pretende, para além do envolvimento dos vários agentes, dar a conhecer as potencialidades do concelho nesta área do turismo, em grande expansão não só a nível local e regional, mas também nacional. O Parque Natural do Litoral Norte é uma marca a valorizar e potenciar, uma vez que todo o seu território integra o concelho de Esposende, sendo cada vez mais aqueles que o procuram, principalmente a zona da Restinga, nomeadamente os amantes da fotografia de Natureza.