Município de Esposende premiado pela Associação Bandeira Azul da Europa

05 Dezembro 2013
O Município de Esposende foi premiado no Concurso de Atividades de Educação Ambiental da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), arrecadando o 2.º prémio, um forno solar, com a iniciativa “À descoberta dos tesouros de Esposende”, desenvolvida pela empresa municipal Esposende Ambiente durante a época balnear 2013.

Subordinada ao lema da Bandeira Azul para a época balnear 2013 - “Conservar o nosso património é contribuir para a proteção do ambiente”, a iniciativa teve como objetivo a divulgação de alguns dos valores naturais e culturais existentes no concelho e, desta forma, contribuir para a sua valorização e preservação.

A atividade decorreu em várias sessões, no Centro de Educação Ambiental e no Centro Interpretativo de S. Lourenço, e culminou com a realização de um Desfile Ambiental, na Praia de Ofir, em Fão.

A cerimónia de atribuição dos Prémios dos Concursos de Atividades de Educação Ambiental integrou o IV Seminário Nacional da Bandeira Azul, que decorreu nos passados dias 28 e 29 de novembro, em Sesimbra. Para além da entrega de prémios e certificados e da realização de várias sessões de trabalho, foi também apresentado o relatório do Programa Bandeira Azul 2013 e enunciadas as linhas gerais do Programa Bandeira Azul 2014.

Durante o Seminário, o Município de Esposende foi igualmente distinguido pelo trabalho realizado ao nível do Programa Nacional de Vigilância da Bandeira Azul, tendo recebido o respetivo certificado.

O Concurso de Atividades de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul, visa estimular a participação ativa dos gestores e promotores de praias e marinas no envolvimento, conhecimento, preservação e sustentabilidade dos ecossistemas. O Júri, constituído por representantes da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), do Oceanário de Lisboa e da empresa Formato Verde avaliaram as 37 iniciativas a concurso, com base em vários parâmetros de avaliação, dos quais se destacam a criatividade/originalidade e o grau de envolvimento da comunidade e as parcerias.