Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho vai inaugurar Centro Escolar de Forjães

09 Outubro 2014
O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, vai deslocar-se ao concelho de Esposende, no próximo dia 20 de outubro, segunda-feira, para presidir à inauguração do Centro Escolar de Forjães. A cerimónia está agendada para as 14h30.

Incluindo a aquisição de terrenos, o Centro Escolar representou um investimento superior a 2,5 milhões de euros. Localiza-se junto à atual Escola Básica do Baixo Neiva (2.º e 3.º Ciclos) e compreende as valências de 1.º Ciclo e Educação Pré-Escolar, num total de aproximadamente 180 crianças.

O Centro Escolar dispõe de mobiliário e equipamentos educativos de alta qualidade, destacando-se o parque informático e os novos quadros interativos. O equipamento conta com 8 salas de aula e 3 salas de expressões para o 1.º Ciclo, e com 4 salas de atividades e 3 salas para a componente socioeducativa para a Educação Pré-Escolar, para além de salas de professores e pessoal não docente e áreas administrativas. Como espaços comuns, o edifício integra sala de leitura, polivalente, refeitório, parque infantil, polidesportivo e zona de recreio coberta.

Para além de potenciar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, promovendo-se o desenvolvimento educativo das crianças, o novo Centro Escolar de Forjães vem resolver o problema da falta de capacidade do anterior Jardim de Infância da freguesia, há vários anos sinalizado, para acolher todas as crianças em idade pré-escolar, a que acrescia a degradação do edifício do 1.º Ciclo da Escola Básica do Baixo Neiva.

A obra foi financiada a 85% pelo FEDER, através do Programa Operacional da Região Norte – ON2, ao abrigo do regulamento Requalificação da Rede Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico.