Concurso Gastronómico “Fish Chefe” desafia crianças e jovens a confecionarem pratos de peixe

2017/03/10

DSC09661

Atendendo ao sucesso registado na edição do ano passado, o Município de Esposende volta a integrar o concurso gastronómico “Fish Chefe” no evento “Março com Sabores do Mar”, envolvendo as escolas do concelho de Esposende e a participação de cerca de uma centena de crianças e jovens.

O concurso visa promover o consumo de peixe nas cantinas escolares, constituindo um incentivo pedagógico para o consumo deste importante alimento, por vezes rejeitado.

Assim, os alunos do 3.º Ciclo do ensino básico serão desafiados a confecionar, numa cozinha montada para o efeito na escola, um prato de peixe que considerem do seu agrado, e que pudesse ser integrado na sua alimentação diária. Os pratos serão avaliados por um júri, tendo em consideração os seguintes critérios: criatividade e inovação, ingredientes e métodos de confeção utilizados, sabor e apresentação do prato.

As eliminatórias para apuramento dos “Fish Chefes” de cada uma das escolas a concurso, vão decorrer ao longo da próxima semana. Segunda-feira terá lugar na Escola Básica António Correia de Oliveira, na terça-feira é a vez da Escola Básica de Apúlia, na quarta-feira da Escola Básica de Forjães e na quinta-feira da Escola Básica António Rodrigues Sampaio. A final está prevista para a próxima sexta-feira, dia 17 de março, pelas 14h30, no Mercado Municipal.

O “Fish Chefe” traduz-se, assim, numa atividade divertida que apela ao consumo de peixe e ao conhecimento dos produtos endógenos do nosso concelho, ajudando os mais novos na aquisição de competências de empreendedorismo e trabalho em equipa, melhorando a sua autoestima e confiança.

Associam-se ao Município na organização desta iniciativa o Supermercado Jaju, a Forte Store e a ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende.