Esposende recolheu 4,5 toneladas de lixo das praias e estuários dos rios

2017/03/22

IMG_Praia Bonança1 (2)

Mais de 200 voluntários e quase uma centena de alunos da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, de Marinhas, recolheram, durante dois dias, cerca de 4,5 toneladas de resíduos das praias, dunas e estuários do Neiva e Cávado, entre os quais muitos artefactos utilizados normalmente pelos pescadores e que durante o inverno são arrastados para terra.

No passado sábado, dia 18 de março, as praias, dunas e zonas ribeirinhas de Esposende encheram-se de voluntários, que dedicaram algumas horas do seu fim-de-semana ao ambiente, mais concretamente a recolher os resíduos que, ao longo do inverno, foram ficando depositados nas margens dos rios e nas praias do concelho.

Os mais de 200 voluntários, Esposendenses e não só, distribuíram-se por vários pontos do litoral, desde o limite norte do concelho, na Foz do Rio Neiva, até à Praia da Ramalha, em Apúlia, já perto do limite com o concelho da Póvoa do Varzim. Foram alvo desta intervenção cerca de 6 quilómetros de praias, dunas e estuários, o que corresponde a cerca de 35% do litoral de Esposende.

Na véspera, dia 17, quase uma centena de alunos das turmas do 8.º ano da EB António Rodrigues Sampaio recolheram os resíduos que se encontravam no areal e espaço dunar entre a praia de Cepães e a praia Suave Mar-Norte.

Para além da Esposende Ambiente e da Câmara Municipal de Esposende, esta ação de voluntariado ambiental contou também com a colaboração e participação do Parque Natural do Litoral Norte, de várias Juntas de Freguesia, das Associações Assobio e Rio Neiva, dos Agrupamentos de Escuteiros do Esposende e Marinhas, das Guias de Apúlia, de várias escolas de surf e kitesurf do concelho, do Clube Náutico de Gemeses, da Esposende Surf Team, da Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Social do Município de Esposende, e de vários voluntários que, individualmente, quiseram dar o seu contributo para a melhoria da qualidade das praias do concelho.

Até ao final do ano letivo serão ainda realizadas mais três ações de limpeza de praias, dirigidas à comunidade educativa, envolvendo a participação de escolas concelhias e extra concelhias.

Com estas ações pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes.

No âmbito das comemorações do Dia da Árvore, que se comemora a 21 de março, vai ser levada a cabo uma ação de controlo de uma mancha de acácias na restinga de Esposende. A iniciativa decorrerá no próximo sábado, dia 25 de março, entre as 9h00 e as 12h00 e está aberta à participação de todos os interessados, que deverão comparecer pelas 9h00, junto das torres de Ofir. Esta ação conta com o apoio da equipa de Sapadores Florestais, Câmara Municipal e Esposende Ambiente, e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão.