Esposende em Rede para aproximar o Município e cidadãos

2017/05/03

DSC_0017

Uma rede global para dar coerência à informação do Município, assim se traduz o “Esposende em Rede”, hoje apresentado em sessão pública, realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. Assente em suportes analógicos e digitais, o Esposende em Rede engloba um novo site, uma aplicação para dispositivos móveis, rede Wi-Fi nos núcleos centrais das freguesias, ecrãs LCD, mupis e outdoors em pontos estratégicos do concelho, a edição do Boletim Municipal e da agenda trimestral em suporte papel, entre outros. “Esposende em Rede” será uma realidade, na sua globalidade até ao Verão, numa estratégica de comunicação que passa por dar corpo a um conceito de aproximação entre o munícipe/visitante e o Município.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, explicou que o objetivo passa por criar uma identidade de comunicação, imprimindo consistência e coerência aos vários suportes do Município, com vista a uma informação mais eficaz e abrangente. O Autarca sustentou esta aposta com a necessidade de acompanhar as novas tendências e com o facto de Esposende constituir um destino turístico, obrigando o Município a manter-se atualizado e ativo em diferentes domínios. O reforço da divulgação entre portas é justificado pelo facto de a periodicidade dos órgãos de comunicação social locais não responder, objetivamente, à necessidade de informação do Município.

A nível digital, a partir de hoje está disponível o “novo” site, no endereço www.municipio.esposende.pt, que, referiu Benjamim Pereira, se traduz num “salto qualitativo” em termos de informação e divulgação de dados, que contribuirá, inclusive, para melhorar os índices de transparência do Município, respondendo também a outros critérios relativos aos rankings autárquicos. Apresentando uma imagem moderna e atrativa e uma estrutura simples e fácil de utilizar, o site divide-se em quatro grandes áreas: Município, Viver, Visitar, Balcão Virtual, disponibilizando um conjunto muito alargado de serviços e informações.

Com um formato cómodo, fácil e acessível, a aplicação “Esposende”, para além de garantir a interatividade, disponibilizará um conjunto muito vasto de informação, desde notícias a informações úteis, passando pela agenda e por muitos outros conteúdos. Esta aplicação estará disponível ainda no decurso desta semana.

Novidade é também a instalação de 33 hotspots em todo o concelho para garantir rede wi-fi em pontos estratégicos de todas as 15 freguesias, facilitando assim o acesso da população à internet.

O Presidente da Câmara Municipal deu nota de que serão alargadas as redes de outdoors e de mupis no concelho e serão instalados LCD’s em pontos estratégicos do concelho, de modo a garantir uma divulgação eficaz da comunicação municipal. De resto, mantêm-se o Boletim Municipal, que conta já 13 edições, bem como a agenda trimestral impressa.

Benjamim Pereira notou que o “Esposende em Rede” representa um investimento significativo em termos financeiros, mas salientou, contudo, que o investimento será suportado por fundos comunitários.

O Presidente da Câmara Municipal convidou a que todos descarreguem a nova aplicação e visitem o “novo” site, apresentando, caso o entendam, contributos para a melhoria de qualquer um dos suportes.