Esposende recebe 7.ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo a 8 e 9 de junho

2017/05/08

Foi esta manhã apresentada, em sessão realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a 7.ª CIEM - Conferência Ibérica de Empreendedorismo, subordinada à temática “Empreender para o sucesso”, que terá lugar nos próximos dias 8 e 9 de junho, no Hotel Axis Ofir, em Fão - Esposende, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende, EMPREEND - Associação Portuguesa para o Empreendedorismo e ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

O evento visa impulsionar o empreendedorismo como vetor de crescimento económico, conjugando saberes e competências do universo académico com experiências adquiridas para promover o empreendedorismo empresarial e social.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, salientou a importância desta iniciativa e o impacto da sua realização em Esposende, atendendo à sua abrangência e dimensão. Considerou que esta conferência, para além de proporcionar o debate em torno do empreendedorismo e das suas dinâmicas, afigura-se como uma oportunidade a nível turístico e económico, que contribuirá para dinamizar Esposende e potenciar o território.

Considerando que as anteriores edições decorreram em Cascais, Madrid, Lisboa, Pontevedra, Oeiras e Corunha, Benjamim Pereira referiu que o Município manifestou, desde logo, disponibilidade para acolher este evento científico de disseminação e partilha do conhecimento, sublinhando que, atendendo à pertinência da temática em causa, a sua realização “é do superior interesse de todos”. O Autarca salientou o espírito de colaboração entre as entidades organizadoras, reiterando que o Município está sempre disponível para parcerias desta natureza. Deixou o convite à participação e manifestou a expetativa de uma forte adesão.

Em nome do EMPREEND – Associação Portuguesa para o Empreendedorismo, Maria do Rosário Almeida, que deu a conhecer o programa da sétima edição desta Conferência Ibérica, agradeceu ao Presidente da Câmara Municipal o acolhimento desta iniciativa, destacando que “o poder local é dos agentes mais determinantes no empreendedorismo”. Expressou satisfação pela dinâmica do Município de Esposende nas mais variadas áreas, desde o turismo ao património, passando pela gastronomia.

Relativamente ao programa, no dia 8 de junho, o evento vai contar com a presença, na conferência inaugural do evento, de Keynote Speaker, Director de la Cátedra de Emprendimiento (Chairof Entrepreneurship) Dpt. Social Psychology da Universidade de Salamanca. Neste primeiro dia de trabalhos serão abordadas as temáticas “Empreendedorismo e solidariedade social”, “O papel das autarquias no desenvolvimento do empreendedorismo e da sustentabilidade económica das regiões”, “Empreendedorismo e educação”, e “Os desafios das incubadoras em Portugal”. Serão igualmente apresentados Estudos de caso e terá lugar a entrega dos prémios aos autores dos melhores artigos científicos sobre a temática do empreendedorismo. Ainda no primeiro dia, noutro espaço do hotel, a partir das 15h00, há decorrerá o “Business Networking”, com atividades empresariais paralelas.

Keynote Speaker será também convidado a proferir a conferência inaugural no segundo dia do evento, estando também presentes dois nomes relevantes: Ricardo Hernández Mogollón, Director Ejecutivo GEM España, Catedrático de la Universidad de Extremadura, e Pedro Figueroa, Director de investigación G4 Plus e profesor titular de organización de empresas da Universidade de Vigo, Director do Observatorio Urbano de Pontevedra, e Director do Pont-Up Store: Espazode Emprendemento.

O programa do dia 9 será preenchido com várias mesas-redondas, que abordarão nomeadamente as temáticas “Empreendedorismo, inovação e instituições de ensino superior”, “Empreendedorismo empresarial”, “Empreendedorismo social e autarquias”, e “Empreendedorismo empresarial e financiamento”. A encerrar o evento, realizar-se-á uma visita ao Centro Interpretativo de São Lourenço, em Vila Chã, dando, assim, a conhecer este equipamento municipal aos visitantes.

Maria do Rosário Almeida manifestou-se a expetativa de que esta edição repita o sucesso das anteriores e que o evento envolva não só os agentes empreendedores, mas também o concelho e a região em torno das várias atividades, que, oportunamente, serão divulgadas com maior pormenor.

Por sua vez, Olímpio Castilho, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, manifestou a satisfação do ISCAP em se associar à organização deste evento, que considerou da maior relevância, dado que “o futuro passa pelo empreendedorismo”, reforçando o convite para a participação na iniciativa.