Auditório Municipal encheu na apresentação do DVD “Esposende e o seu folclore”

2017/06/12

folclore1

O Município de Esposende procedeu ontem, 11 de junho, à apresentação do DVD “Esposende e o seu folclore”, um trabalho audiovisual que conta com a participação dos oito grupos folclóricos do concelho. Para além de uma representação etnográfica, o DVD inclui danças com o Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas, Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, Rancho Folclórico de Fonte Boa, Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Marinhas, Rancho Folclórico “As Moleirinhas” de Marinhas, Grupo Folclórico de Palmeira de Faro e Ronda de Vila Chã.

A apresentação decorreu no Auditório Municipal de Esposende, com o espetáculo “Esposende, Minha terra, Meu encanto, Meu eterno amor…”, concebido por Carlos Couto, uma pequena encenação do trabalho produzido com pequenas demostrações do dia-a-dia das gerações de outrora, no campo, nos rios, no monte, no serão, entre outras. De realçar que este espetáculo foi a súmula de todo um trabalho de parceria e partilha de todos os grupos.

Este trabalho surge na sequência da edição, há alguns anos, de um CD com três temas dos grupos folclóricos do concelho então em atividade, visando promover as raízes e tradições concelhias e dar visibilidade ao trabalho dos grupos folclóricos.

Assinalando que “o folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação”, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, salienta que “para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações”.

“Por forma a não esquecer a herança que nos foi atribuída por todos os que valorizam a nossa cultura, o Município de Esposende abraçou um projeto de registo de costumes esquecidos tornando-os em memórias vivas, através não só do apoio que tem atribuído a todos os grupos folclóricos do concelho, mas também da edição do DVD ‘Esposende e o seu folclore’”, refere Benjamim Pereira, acrescentando que “de uma forma singela, este trabalho apresenta uma parte do património cultural imaterial que queremos preservar, desde as danças, às atividades, algumas esquecidas e desconhecidas por muitos, como o ciclo do pão, a mareada (apanha do sargaço), as vindimas, as desfolhadas/malhadas, o trabalho na pedra, as lavadeiras do rio e as vivências dominicais”.

O autarca referiu que o Município iá proceder à edição de mais mil exemplares do DVD para oferta aos grupos concelhios, por forma a que a sua venda reverta a favor dos mesmos.

A par da apresentação do DVD, realizou-se a exposição “O nosso traje”, resultado da Prova de Aptidão profissional de duas alunas da Escola Profissional de Esposende.