Presidente Benjamim Pereira visita obras

2017/06/19

_DSC0089

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, iniciou hoje um ciclo de visitas às freguesias, no sentido de aferir o ponto de situação das intervenções que o Município está a executar ao abrigo do Plano de Investimento nas Freguesias.

A primeira jornada deste périplo centrou-se na União das Freguesias de Esposende Marinhas e Gandra. Na sede da Junta, o executivo de Aurélio Neiva recebeu o executivo camarário, onde foram abordadas questões relacionadas com as intervenções em curso, seguindo-se a visita no terreno.

Em Gandra, foi avaliada a evolução da obra de beneficiação da Avenida de S. Martinho, no troço entre a rotunda da variante à EN 13 e a rua Manuel Barros e rua Padre Neves. A empreitada corresponde a um investimento de cerca de 740 mil euros, totalmente suportado pela Câmara Municipal, revestindo-se da maior relevância dado que se trata da principal via de acesso a Gandra, sendo fundamental garantir maiores condições de circulação e de segurança tanto para automobilistas como para peões.

A obra de beneficiação da zona envolvente ao Polidesportivo à rua 1.º de maio, no montante de aproximadamente 120 mil euros, e a requalificação do parque infantil do Souto foram as outras intervenções visitadas em Gandra.

Já na sede do concelho, em Esposende, os responsáveis camarários e da União de Freguesias inteiraram-se do andamento da empreitada de remodelação do adro da Capela da Senhora da Saúde, tendo estado também presente o Padre Rui Neiva. Esta intervenção decorre desde o passado mês de fevereiro e deverá estar terminada em julho, a tempo das festividades em honra da Senhora da Saúde, que se realizam em agosto. Em causa está um investimento próximo dos 156 mil euros, suportado na íntegra pelo Município. A obra vai conferir modernidade a esta que é uma das entradas da cidade, sendo considerada importante não só para a freguesia, mas também para todo o concelho.

Na agenda desta visita e ainda em Esposende, esteve também a Escola Básica, onde a Câmara Municipal está a proceder à beneficiação do logradouro, com o intuito de proporcionar melhores condições à comunidade educativa, sendo que esta intervenção custará cerca de 75 mil euros.

Já no período da tarde, Benjamim Pereira e os demais responsáveis autárquicos estiveram em Marinhas, onde começaram por visitar as obras de Requalificação da Zona Central. A intervenção, em curso desde o mês passado, custará 280 mil euros e pretende reforçar a centralidade da zona envolvente à Igreja Paroquial, privilegiando a circulação pedonal.

Seguiu-se a deslocação à rotunda no cruzamento da rua S. Miguel com a Av. João Paulo II e Av. S. Sebastião e à rotunda no cruzamento da rua S. Miguel com a rua da Anta e rua da Gatanheira, que recentemente ficaram concluídas num investimento de aproximadamente 240 mil euros. Estas intervenções, há muito reivindicadas tanto pela União de Freguesias como pela população, garantem as necessárias e adequadas condições de segurança tanto na circulação rodoviária, como na passagem de peões.

A jornada de trabalho incluiu, ainda, a visita à requalificação da Av. João Paulo II, no troço do entroncamento com a rua da Azenha Choca à Estrada Real.

O Presidente da Câmara Municipal refere que “com estas visitas, que irão abranger todas as freguesias, pretendemos aferir a evolução dos trabalhos em curso, bem como avaliar as intervenções já concluídas”. Benjamim Pereira realça que “o Plano de Investimento nas Freguesias corresponde à concretização de um amplo conjunto de intervenções que vinham sendo reivindicadas tanto pelas Juntas de Freguesia como pelas próprias populações, integrando também as prioridades do Município”.

A visita às obras prossegue amanhã, dia 20 de junho.