Município de Esposende apoia Juntas de Freguesia

2017/06/21

Em reunião do executivo, o Município de Esposende deliberou, por unanimidade, conceder um conjunto de apoios financeiros às Juntas de Freguesia do concelho, no valor global de aproximadamente 38 714 euros.

Deste montante, 3 750 euros correspondem ao apoio a prestar a todas as Juntas de Freguesia pela colaboração na organização do Desfile Histórico que a Câmara Municipal vai levar a efeito, no âmbito das comemorações do Dia do Município 2017, no próximo dia 20 de agosto. Dada a dimensão do projeto, e à semelhança de anteriores edições, o Município solicitou o apoio das Juntas de Freguesia na colaboração em algumas tarefas, nomeadamente no que se refere à mobilização de participantes, encaminhamento e acompanhamento do desfile. Dado que esta colaboração representa alguns encargos para as Juntas de Freguesia, foi deliberado atribuir um subsídio de 250 euros a cada uma das quinze freguesias, recebendo as Uniões de Freguesia o montante correspondente.

Noutro âmbito, para a Junta de Freguesia de Antas será transferida uma verba no valor de 24 480 euros, à qual acresce IVA à taxa legal em vigor, para financiar a pavimentação da Travessa da Fonte d'Arinha e a execução da reconstrução de um muro de suporte na mesma via.

A Junta de Freguesia de Gemeses vai receber um apoio financeiro de 7 101,99 euros para fazer face às despesas com as obras complementares da intervenção de beneficiação da respetiva sede, encargos que se prendem com alterações de redes, pavimentos e pinturas.

Em resposta à solicitação da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Belinho e Mar, a Câmara Municipal vai atribuir um apoio financeiro de 1.912,80 euros para comparticipar as despesas com o aluguer de um contentor equipado com instalações sanitárias, bem como de todas as obras necessárias a utilização de tal equipamento, para apoio aos peregrinos por altura das festividades em honra de Nossa Senhora da Guia.