Viaturas elétricas ao serviço da Esposende Ambiente

2017/08/14

A empresa municipal Esposende Ambiente adquiriu duas viaturas 100% elétricas para os seus serviços ambientais, nomeadamente para apoio nas áreas operacionais de limpeza urbana e fiscalização ambiental. Esta aquisição foi viabilizada pelo programa do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e insere-se na estratégia de médio prazo que pretende conferir a Esposende caraterísticas vincadas de município amigo do ambiente.

A Esposende Ambiente candidatou-se a este programa do Ministério do Ambiente para promover a aquisição de duas viaturas elétricas, uma destinada à limpeza urbana e outra para apoio a serviços ambientais, nomeadamente para a fiscalização ambiental.

A aquisição das duas viaturas teve um custo total de 51 702,27 euros e um financiamento de 24 467,36 euros, pelo programa do Fundo Ambiental, estando já disponíveis as viaturas para os serviços da empresa municipal esposendense.

A viatura para os serviços de limpeza urbana é um veículo 100% elétrico com caixa aberta basculante e com taipais elevados em rede com autonomia mínima de 70 quilómetros, equipada com sistema de lavagem a alta e baixa pressão, cuja utilização estará essencialmente vocacionada para a recolha de resíduos de papeleiras.

A segunda viatura, corresponde a um veículo comercial ligeiro de mercadorias, com dois lugares e compartimento de carga, cujo motor também é 100 % elétrico.

Sendo a componente ambiental um fator de valorização das estratégias municipais e um gerador de oportunidades, esta medida insere-se no âmbito das ações previstas no Plano Estratégico Municipal de Gestão Sustentada da Energia e no Pacto de Autarcas.

A aquisição destas viaturas constitui, para a Esposende Ambiente, um dos muitos passos dados no que diz respeito à mais sustentada gestão energética e, em concreto, à adequação da frota municipal de Esposende a este novo paradigma, substituindo viaturas movidas a combustíveis fósseis por viaturas elétricas.