Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende garante apoios à Banda de Música de Belinho

Banda belinho 1 1 1024 2500
20 Novembro 2017


No jantar convívio da Banda de Música de Belinho, o presidente da Câmara Municipal de Esposende garantiu o apoio aos novos projetos daquela instituição, como a aquisição de uma carrinha para transporte de instrumentos e partituras. Benjamim Pereira prometeu, ainda, analisar o projeto de beneficiação e melhoria das condições da sua sede.

Um ano após ter sido distinguida com o prémio de “Melhor Banda do Distrito de Braga” e de ter alcançado o segundo lugar num concurso de bandas, em Santa Maria da Feira, a Banda de Música de Belinho celebrou mais um aniversário que será o 17.º desde a sua refundação, mas que encontra as primeiras referências no ano de 1896. O crescimento sustentado e o natural reconhecimento acabam por ser “responsáveis” pelas principais dificuldades com que se debate a instituição que promove o ensino da música a cerca de 75 jovens: falta de espaço para ensaiar e acondicionar os instrumentos.
“Conheço as dificuldades que a Banda de Música de Belinho enfrenta. Comparticipamos, num passado recente, a aquisição de instrumentos e fardas e estamos disponíveis para ajudar, desde já, na compra das partituras e, até 15 de janeiro, na compra de uma carrinha. Sei que a banda precisa de melhores condições para desenvolver o seu projeto e comprometo-me a analisar a proposta de beneficiação da sede”, disse o presidente da Câmara Municipal de Esposende.
Benjamim Pereira lembrou “o rigor” que carateriza a gestão autárquica que personaliza e que consiste em “fechar, todos os anos, as contas dentro dos parâmetros da boa gestão” e que têm valido o reconhecimento nacional como “um dos concelhos com o melhor desempenho económico e financeiro”. O autarca associou, ainda, o apoio que o Município de Esposende aplica na área da Cultura (cerca de meio milhão de euros todos os anos) à importância do ensino musical dos mais jovens, enquanto complemento à sua formação global.
Estas promessas de Benjamim Pereira surgiram como resposta ao repto lançado pelo presidente da Banda de Música de Belinho, Manuel Lima que lembrou os encargos mensais que a Escola de Música suporta (dois mil euros) e as condições precárias de ensaio. “A Banda de Música de Belinho quer uma sede com sala de ensaio e anfiteatro”, afirmou Manuel Lima.