Presidente da Câmara Municipal de Esposende anuncia aposta no Desporto

2017/11/25

protocolosdesporto

O Município de Esposende vai reforçar a aposta no setor desportivo. A garantia foi deixada pelo Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, na sessão de assinatura dos Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo relativos à época 2017/2018, hoje realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.

Estes protocolos envolvem 27 associações e clubes desportivos do concelho e 11 Associações e Federações de diferentes modalidades e garantem o pagamento, por parte do Município, das taxas de filiação, inscrição, cartões e seguros dos atletas dos escalões de formação, exames médicos e apoio à atividade regular, num investimento próximo dos 230 mil euros. Esta medida, notou Benjamim Pereira, assenta “em normas transparentes e objetivos claramente definidos de rigor e imparcialidade”.

O Presidente da Câmara Municipal referiu que apesar do assinalável trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no plano desportivo, quer através do Município quer dos clubes e associações do concelho, Esposende ambiciona mais e pretende lançar “projetos estruturantes para o futuro”. Neste contexto, Benjamim Pereira aceitou o repto lançado pelo Presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, para realizar em Esposende a Final Four do Campeonato de Futebol de Praia, assinalando que eventos desta natureza contribuem também para a promoção do concelho.

Benjamim Pereira assegurou que o fomento da prática de modalidades desportivas diversas continuará a merecer o apoio e a atenção do Município, particularmente ao nível da formação. Considerou, contudo, que é possível ir mais além, reforçando ainda mais a aposta a nível desportivo, designadamente numa vertente turística. “É preciso olhar para o futuro com ambição”, afirmou.

Benjamim Pereira referiu que se impõe uma reflexão sobre a política de investimentos que tem vindo a ser seguida, nomeadamente no que respeita à implantação de equipamentos desportivos, numa ótica de rentabilização das infraestruturas existentes no concelho.

O Autarca manifestou total disponibilidade para continuar a apoiar os clubes e para colaborar com as Federações e Associações na dinamização e promoção de eventos e projetos desportivos e expressou palavras de estímulo e reconhecimento aos dirigentes associativos, valorizando os excelentes resultados obtidos nas diversas modalidades.

Subscreverem os Protocolos de Desenvolvimento Desportivo a Associação de Andebol de Braga, a Associação de Patinagem do Minho, a Associação de Basquetebol de Braga, a Associação de Futebol de Braga, a Associação de Voleibol de Braga, a Associação de Ciclismo do Minho, a Associação de Badminton do Norte, e as Federações Portuguesas de Surf, de Karaté, Taekwondo e Canoagem. Os vários representantes expressaram palavras de reconhecimento pelo apoio do Município às diferentes modalidades e clubes e manifestaram disponibilidade para continuar a colaborar com a Câmara Municipal, destacando ainda as excelentes condições do concelho para a prática desportiva.

Relativamente aos clubes, na presente época desportiva, beneficiarão do apoio da Câmara Municipal de Esposende a Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente, a Associação Cultural e Desportiva “Os Apulienses”, o Grupo Desportivo de Apúlia, a Associação Desportiva Cultural e Social de Criaz,
a União Desportiva de Vila Chã, a Associação de Karaté de Apúlia, o Centro Social da Juventude de Belinho, a Associação Desportiva de Esposende, a Associação Juvenil Desportiva Fintas, o Taekwondo Clube de Esposende, o Bushido Ak Esposende, a Associação Forum Esposendense – Centro de Surf de Esposende, o Clube Náutico de Fão, o Clube de Futebol de Fão, o Hóquei Clube de Fão, a Águias Serpa Pinto, o Forjães Sport Clube, a Gandra Futebol Clube, o Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, o Centro Social da Juventude de Mar, o Futebol Clube de Marinhas, o Grupo Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro, a Juventude Unida de Marinhas, o Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro - Esposende Surf Team, o Clube Hípico do Norte, o Centro Hípico Quinta do Vau (Equivau) e o Núcleo Escolar Federado da Escola Básica António Correia de Oliveira.