Loja Social de Esposende assinalou Dia Internacional do Voluntariado

2017/12/05

_DSC2501

Como forma de assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, que se comemora hoje, 5 de dezembro, a Loja Social de Esposende realizou um workshop intitulado “Porque fazemos voluntariado”, que decorreu esta tarde nas suas instalações.

Esta ação pretendeu homenagear e agradecer aos voluntários da Loja Social que, ao longo de todo o ano, garantem a colaboração e o apoio necessários às atividades e projetos da Loja, conforme assinalou a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende e Vereadora da Coesão Social.

Alexandra Roeger saudou o excelente trabalho que os voluntários têm vindo a desenvolver no seio deste projeto da Rede Social concelhia e considerou que o sucesso da Loja também se deve à sua entrega e colaboração. Agradeceu, assim, o empenho de todos, manifestando a expetativa de que possam dar continuidade ao trabalho de voluntariado.

A Vereadora da Coesão Social revelou que é intenção do Município dar ainda maior expressão ao voluntariado no concelho, imprimindo-lhe uma maior dinâmica, não apenas a nível social como também ambiental, entre outras vertentes. Neste sentido, perspetivam-se novas parcerias, nomeadamente com o banco nacional de voluntariado.

Agradeceu a colaboração da Associação Sopro - Solidariedade e Promoção, de Barcelos, na realização do workshop. Fundada em 1996 por um grupo de jovens alunos voluntários do Colégio La Salle, a Sopro é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) com o Estatuto de Entidade de Utilidade Pública, Sem Fins Lucrativos.

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas o Dia Internacional do Voluntariado visa incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo, homenageando quem dá do seu tempo para ajudar. A efeméride reveste-se de um significado muito especial, na medida em que reconhece a importância do voluntariado como forma efetiva de praticar uma autêntica cidadania, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.

Em atividade desde 20 de abril de 2009, o Banco Local de Voluntariado de Esposende conta atualmente com uma bolsa de 218 voluntários, que disponibilizam parte do seu tempo em prol desta causa, nomeadamente em projetos de natureza social e comunitária, como são as Campanhas de Recolha de Bens Alimentares desenvolvidas pela Rede Social de Esposende, atividades de apoio à Loja Social, assim como o trabalho desenvolvido nas instituições concelhias, entre outras. A Loja Social conta atualmente com 35 voluntários, sendo que, o ano passado, se verificaram 363 participações de voluntários (um aumento de 33% comparativamente com 2015), correspondentes a 4 655 horas de trabalho voluntário.

O Banco Local de Voluntariado faz a ponte entre os voluntários e as entidades que disponibilizam oportunidades de enquadramento a práticas de solidariedade social. Assim, as pessoas e entidades interessadas deverão contactar o BVL através do e-mail voluntariado@cm-esposende.pt, do telefone 253 960 100 ou diretamente nas suas instalações, na rua dos Bombeiros, n.º 51, em Esposende.