Eco-escolas de Esposende realizaram “Rota pela Floresta”

2018/04/26

2

Cerca de 120 alunos das três Eco-escolas concelhias participaram, no passado dia 24 de abril, na “Rota pela Floresta”, uma iniciativa proposta pela Associação Bandeira Azul da Europa, que foi operacionalizada localmente pela empresa municipal Esposende Ambiente, com a colaboração do Município de Esposende e da Esposende 2000.

A “Rota pela Floresta” pretende criar sinergias entre as Eco-escolas e respetivas autarquias na proteção dos ecossistemas existentes no município, com particular enfoque na floresta, destacando o papel de cada um na preservação e proteção dos espaços florestais do concelho.

Esta atividade visa também promover a mobilidade sustentável, chamando a atenção para a importância de reduzir a pegada carbónica. Neste sentido, tendo presente a distribuição geográfica das Eco-escolas no concelho, foi organizada uma ação conjunta que incluiu a realização de um percurso desde a Escola Básica António Rodrigues Sampaio, em Marinhas, até ao espaço florestal envolvente ao Centro Interpretativo de S. Lourenço, em Vila Chã. Participaram neste percurso pedestre os alunos de duas turmas da Escola Profissional de Esposende e das turmas do 8.º ano das Escolas Básicas de Forjães e António Rodrigues Sampaio.

Já no Monte de S. Lourenço, os alunos participaram em várias outras atividades, nomeadamente numa sementeira de espécies florestais e numa ação de recolha de resíduos, com o objetivo de fomentar uma cidadania mais atenta e participativa, bem como numa visita guiada à exposição permanente do Centro Interpretativo de S. Lourenço para conhecerem melhor a floresta que existia na zona envolvente do Castro de S. Lourenço.

No âmbito da “Rota pela Floresta”, representantes dos alunos das três Eco-escolas entregaram ao Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, um documento assinado pelos vários Delegados de Turma, um testemunho simbólico do compromisso de cada uma das escolas em contribuírem, na medida do possível, para a proteção e gestão sustentável dos ecossistemas em geral e da floresta em particular. Em nome da Esposende Ambiente, o Presidente do Conselho de Administração agradeceu o contributo das Eco-escolas nesta atividade dedicada à floresta, subscreveu o compromisso assumido pelos alunos - “Juntos vamos cuidar da nossa floresta”, e manifestou a disponibilidade da Esposende Ambiente para prestar apoio no âmbito das atividades que vierem a ser desenvolvidas.

Esta iniciativa, que faz parte do Programa Municipal de Educação para a Sustentabilidade, coincidiu também com a comemoração do Global Action Day pela Escola EB de Forjães, com ações inspiradas no mote “Do CO2 ao O2” e focadas na preservação da floresta.