Esposende organiza Seminário Internacional de Turismo Criativo

2018/05/04

O Município de Esposende vai promover, no dia 17 de maio, um “Seminário Internacional de Turismo Criativo”, no Auditório Municipal, subordinado ao tema “Gastronomia: uma aposta ‘glocal’ nas experiências criativas”.

A realização deste seminário internacional insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Município de Esposende, contando com a participação de oradores internacionais e com profusa edição sobre a matéria em questão, assim como contará com a apresentação de técnicos nacionais que darão a conhecer alguns projetos portugueses.
Esposende tem registado um crescente e sustentado crescimento da procura turística, com especial enfoque na quebra da sazonalidade que tanto vincava a economia local, razão que confere maior atualidade à realização deste evento.
Atendendo ao facto que o Turismo Criativo visa um envolvimento do visitante com a cultura local, proporcionando a participação nos projetos criativas, beneficiando as comunidades locais, na medida em que as atividades artísticas assumem o papel de motor do desenvolvimento socioeconómico local.
Dirigido ao público em geral, empresários do setor, a técnicos de Turismo, docentes e alunos do ensino superior, o evento pretende, em última instância, aprofundar o interesse pelo turismo criativo, pelas dinâmicas locais, apontando as novas tendências para a experienciação.
A cerimónia de abertura conta com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, de Adalberto Dias de Carvalho, do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, de Paulo Cruz, da Universidade do Minho e de Joana Santos, do Instituto Politécnico do Cávado e Ave
Estão confirmadas as presenças, entre outros, de María de la Cruz del Río Rama, da Universidade de Vigo, Marcus J. Rocha, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Sylvie Ilmaz, coordenador de “Gaziantep UNESCO Creative City”, Lélia Madeira, da Tertúlia Algarvia, ou Patrícia Cordeiro do Município de Bragança, entre outros. Isabel Castro da entidade de Turismo Porto abordará a relevância regional da gastronomia e dos vinhos.
Com este Seminário Internacional, pretende o Município de Esposende envolver investigadores, profissionais de Turismo e estudantes num processo de aferição do estado do turismo criativo, identificando linhas de investigação, tendências e influências, problemáticas centrais e implicações. Em termos mais abrangentes, este encontro visa desenvolver e monitorizar uma abordagem integrada e uma agenda de investigação para o turismo criativo, com particular incidência em Esposende.
Assente no desenvolvimento de um projeto de turismo criativo mais alargado no território do concelho em Esposende, enquadra-se, entre outras ações, a realização deste II Seminário, espaço de debate de algumas experiências institucionais e empresariais e que sirvam de reflexão a todos os presentes. O tema “Gastronomia: uma aposta ‘glocal’ nas experiências criativas” tem uma dupla abordagem: uma perspetiva global, pela presença e pela importância da gastronomia a nível mundial; uma segunda perspetiva mais local, como um sinal mais forte e internacional da aposta na gastronomia por parte de Esposende.
Mais informações e inscrições em www.visitesposende.com