Município de Esposende incentiva à compostagem doméstica

2018/05/10

compostagem1

O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, está a promover sessões de esclarecimento sobre compostagem doméstica.

A iniciativa integra a “Campanha de Sensibilização Intermunicipal para Recolha Seletiva e Compostagem Doméstica no Cávado”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) para o território da NUT III Cávado e financiada pelo PO SEUR.

Esta campanha visa sensibilizar a população em geral e a população escolar para a recolha seletiva e compostagem doméstica, fomentando a adoção de hábitos ambientalmente mais corretos e consequente redução da quantidade de resíduos passíveis de valorização encaminhados para aterro. Neste sentido, são entregues compostores domésticos aos munícipes interessados em reaproveitar os seus resíduos orgânicos, sendo que para receberem o dispositivo terão que participar, obrigatoriamente, numa ação de esclarecimento. Nestas sessões, orientadas por técnicos da Quercus, são prestados todos os esclarecimentos relativos à compostagem doméstica e são dadas as devidas orientações para o correto desenvolvimento deste procedimento.

Tendo em conta o número limitado de compostores disponíveis, os interessados em receber um dispositivo deverão manifestar o seu interesse na respetiva Junta de Freguesia ou através de envio de e-mail para cea@esposendeambiente.pt.

Já decorreram sessões de esclarecimento nas sedes das Juntas de Freguesia em Fão, Antas, Rio Tinto e Fonte Boa. Amanhã, dia 11 de maio, às 19h00, será em Apúlia e, na próxima semana realizam-se mais três sessões, sendo que segunda-feira, dia 14, às 21h30, é em Forjães, no Centro Cultural “Escolas Rodrigues de Faria”, e, no dia 16, às 19h00, decorrerá no Atendimento da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, em Marinhas, e, às 21h30, na Sede da Junta de Freguesia de Vila Chã.