Meia Maratona marca aposta desportiva do Município de Esposende

2018/05/23

_DSC1420

Perto de dois mil atletas vão disputar no próximo domingo, 27 de maio, a Meia Maratona de Esposende, organizada pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Run Porto.

O evento insere-se na estratégia desportiva do Município, que assenta não só no fomento da prática desportiva, como na promoção do turismo e na dinamização da economia local. O Município optou pela organização da Meia Maratona de Esposende em detrimento da Corrida da Primavera e da Corrida Marginal à Noite, provas que vinha realizando, em parceria também a Run Porto, assinalando o início de um novo ciclo desportivo.

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal, Rui Losa, salientou que, tirando partido das excelentes condições naturais do concelho, o Município assume um aposta clara e inequívoca no fomento da prática desportiva generalizada, promovendo, através do programa “Esposende Run”, um conjunto de eventos que vão ao encontro dos vários grupos etários, desde corridas a caminhadas.

Rui Losa referiu que a Meia Maratona de Esposende corresponde à concretização de uma aspiração de muitos esposendenses, que pretendiam ver retomada esta prova e que vinham manifestando essa vontade à autarquia, traduzindo também a aposta turística municipal na promoção de eventos capazes de trazer mais gente a Esposende. Trata-se de “dar o salto qualitativo”, afirmou, expressando a convicção de que o evento será um sucesso, não só pelo elevado número de participantes, como por toda a dinâmica que irá trazer a Esposende.

A Meia Maratona integra duas provas, ambas cronometradas, a clássica corrida de 21 Km e a corrida/caminhada de 10km, com partida e chegada da Avenida Eduardo Arantes e Oliveira (Avenida Marginal). O Vereador Rui Losa assumiu os constrangimentos do trânsito automóvel decorrentes deste evento, notando a preocupação da organização em minimizar o impacto.

A apresentação da Meia Maratona esteve a cargo de Jorge Teixeira, da Run Porto, que saudou o Município pela aposta neste evento, dizendo que o objetivo passa pela sua internacionalização. Afirmou que Esposende vai acolher um “evento de altíssima qualidade”, que se desenvolverá num percurso plano, de singular beleza natural. Atendendo a que as inscrições ainda estão abertas, deixou o desafio para que mais participantes possam aderir.

Jorge Teixeira referiu que o evento é apadrinhado por Paulo Guerra, campeão europeu de crosse e medalha de bronze no mundial da especialidade, e que, no plano dos atletas de elite, a iniciativa contará com a presença de pesos-pesados do meio-fundo e fundo nacional. Os 21 Km serão disputados por atletas do Sporting CP, José Moreira e Hélder Santos, Daniel Pinheiro do Águias de Alvelos e Mónica Silva. Nos 10 Km, Rui Pedro Silva, também do Sporting CP, corre pela primeira posição na distância. Vão estar representadas na Meia Maratona onze nacionalidades, nomeadamente Portugal, Espanha, Roménia, Rússia, Reino Unido, Noruega, Alemanha, Áustria, Brasil, Paraguai e África.

Novidade nesta edição será o serviço de Live Tracking na prova de 21 Km que permite fazer o acompanhamento em tempo real dos atletas.

A aposta desportiva do Município de Esposende foi elogiada pelo Delegado Regional do Norte do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias. Neste âmbito saudou a organização da Meia Maratona, considerando que se insere no quadro dos eventos “muitíssimos importantes”, considerando que é “uma iniciativa capaz de atrair novos públicos”. Realçou, por outro lado, que as parcerias contribuem para a qualidade dos eventos e, neste sentido, saudou a competência e a excelente qualidade organizativa da Run Porto.